Trotinete inovadora inventada por estudante de Setúbal

Estudante do Politécnico de Setúbal desenvolve trotinete elétrica com travagem regenerativa
 
Um estudante da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal “inventou” uma trotinete eléctrica que quer "colmatar problemas de mobilidade nos grandes centros urbanos". O protótipo da trotinete pensada por Nelson Andorinha é amigo do ambiente e foi criada durante a sua tese de mestrada. O aluno já foi distinguido com um prémio de mérito pelo Instituto Politécnico de Setúbal. 

Aluno de Setúbal cria trotinete amiga do ambiente e das cidades 

O novo veículo pretende mudar hábitos de vida das populações das cidades. Nelson Andorinha, estudante de mestrado em Eng.ª Eletrotécnica e de Computadores da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (EST Setúbal/IPS), desenvolveu o projecto devido aos “elevados custos energéticos e ambientais associados à mobilidade urbana”. Esta necessidade obriga a que se procurem “soluções alternativas com reduzido consumo energético e emissões nulas no local de circulação”, explica o mentor do projecto.
Com esse pensamento em mente, Nelson Andorinha realizou a sua tese de mestrado, que incidiu no projecto e construção de um protótipo de uma trotinete elétrica, com travagem regenerativa.
E isto o que será? “Esta característica permite que este meio de transporte, muito útil para pequenas deslocações em ambiente urbano, consiga aproveitar a energia nas travagens (cinética) e nas descidas (potencial), sendo assim mais eficiente que os modelos disponíveis no mercado”, explica o mentor da trotinete amiga do ambiente e das cidades.
“Devido ainda ao elevado custo das baterias de iões de lítio, característica desfavorável para uma solução de mobilidade elétrica que se pretende acessível ao grande público, este projeto optou pela solução de baterias de chumbo-ácido. A utilização simultânea dos supercondensadores vai permitir efetuar arranques e travagens rápidas e de forma eficiente, devido à sua capacidade de fornecer e receber potências elevadas em curtos períodos de tempo, diz o autor da ideia.
Com esta opção, diz ainda o mentor do projecto, “o tempo de vida útil das baterias aumenta consideravelmente e a utilização dos travões mecânicos é reduzida”.
Esta solução vai assim ao encontro dos graves problemas de mobilidade nos grandes centros urbanos, onde, para curtas distâncias, se obtém um meio de transporte rápido, económico, sem problemas de estacionamento e de manutenção praticamente inexistente.
O projecto nasceu da estreita colaboração entre EST Setúbal/IPS e a empresa ZAC.

Aluno premiado pelo IPS
Na sequência da conclusão deste trabalho, e como reconhecimento da qualidade do mesmo, já foi publicado um artigo científico numa conferência internacional. O autor do projeto, Nelson Andorinha, recebeu também o prémio de mérito atribuído pelo Instituto Politécnico de Setúbal para a melhor classificação no ano letivo de 2011/2012.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários