Projecto Roda Livre com casa no Montijo

Câmara atribui instalações a projecto social importante

O projecto “Roda Livre” do Contrato Local de Desenvolvimento Social+ para o concelho do Montijo vai ser implementado, pelo Centro Social de S. Pedro, nas instalações do Centro Cívico do Esteval. O executivo municipal aprovou, por unanimidade, na quarta-feira, a afectação de dois espaços – as lojas azul e amarela –, para que o projecto possa ser desenvolvido. Durante a apresentação da proposta, a vereadora socialista, Maria Clara Silva, lembrou que a câmara e as outras entidades parceiras “cumpriram todos os prazos”, ao contrário do Instituto de Segurança Social que “aprovou com quatro meses de atraso e menos 68 mil euros o projecto ‘Roda Livre’”.

Esteval, no Montijo,  recebe projecto Roda Livre 

Na reunião de câmara de 22 de Janeiro, o executivo municipal aprovou por unanimidade a afetação de dois espaços do Centro Cívico do Esteval (loja azul e amarela) ao projeto “Roda Livre” – Contrato Local de Desenvolvimento Social+ para o concelho do Montijo que vai ser implementado pelo Centro Social de São Pedro do Afonsoeiro.
Esta decisão confere assim ao projeto “Roda Livre”, no qual a câmara é entidade parceira, as instalações adequadas para o desenvolvimento das suas ações.
Na apresentação da proposta, a vereadora Maria Clara Silva, responsável pelo pelouro da Ação Social, informou que “a câmara e as entidades parcerias cumpriram todos os prazos, mas o Instituto de Segurança Social aprovou com quatro meses de atraso e menos 68 mil euros o projeto ‘Roda Livre’”.
O Plano de Ação do “Roda Livre” apresentava um orçamento de 374 mil euros e o valor aprovado foi de 307 mil euros, sendo que da redução, cerca de 40 mil euros, são de investimento.
Este valor de investimento era fundamental para a concretização de duas ações do projeto – Oficina de Bicicletas e Centro de Prototipagem – que pretendiam a materialização do empreendorismo jovem e a sustentabilidade e continuidade do projeto e, por isso, a Câmara e as entidades parcerias “apresentaram recurso de decisão junto do Instituto de Segurança Social”, refere a vereadora Maria Clara Silva.

Promover a inclusão social
Recorde-se que a candidatura ao Contrato Local de Desenvolvimento Social+ partiu de um convite endereçado à câmara pelo Instituto de Segurança Social em Maio de 2013.
Posteriormente, em reunião extraordinária de 6 de Junho 2013, a câmara atribuiu ao Centro Social de São Pedro o papel de coordenação local do projeto devido ao trabalho realizado por esta instituição de solidariedade social no apoio a idosos, jovens e crianças, bem como ao nível da gestão de projetos comunitários de luta contra a pobreza.
O programa Contrato Local de Desenvolvimento Social+ é financiado pelo Fundo Social Europeu e por verbas provenientes dos jogos sociais. “O seu objetivo principal é promover a inclusão social dos cidadãos através do desenvolvimento de ações em parceria no combate à pobreza persistente e à exclusão social”, explica a autarquia do Montijo.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 


Comentários