Grupo Carmona investe 15 milhões em Azeitão

Câmara de Setúbal quer requalificar zona industrial de Azeitão

O grupo Carmona tem actualmente em curso um processo de reestruturação que passa pela deslocalização dos seus serviços para o Parque Sapec Bay (freguesia do Sado, em Setúbal) num terreno de 7,6 hectares comprado em 2008 na península de Mitrena. O investimento está orçado em 15 milhões de euros e contempla diversas soluções que o grupo defende serem melhores que as que existem nos actuais CIRVER (Centros Integrado de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos).

Grupo Carmona vai mudar-se para Azeitão 

Segundo a empresa, trata-se de um projecto moderno, que respeita as mais exigentes disposições legais do ponto de vista ambiental e é factor decisivo na salvaguarda de cerca de 140 postos de trabalho numa das regiões mais afectadas pelo desemprego.
O crescimento nas actuais instalações na zona industrial de Azeitão tem sido limitado pelo enquadramento parcial numa zona definida como verde no Plano Director Municipal de Setúbal, aprovado em 1994. Em simultâneo, o reforço da actividade da empresa tem implicado um aumento do tráfego de camiões e a disseminação de odores desagradáveis de origem industrial que afectam a vizinhança. A pressionar a mudança está também o desejo da Câmara de Setúbal, no quadro do ordenamento estratégico do território, de acomodar na actualização em curso do PDM a requalificação urbanística daquela zona industrial.
O investimento está orçado em 15 milhões de euros e contempla diversas soluções que o grupo defende serem melhores que as que existem nos actuais CIRVER (Centros Integrado de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos). Outra vantagem comparativa avançada pela empresa é ser a única instalação no Sul de Portugal.

Em Setúbal desde 1976
A Carmona abriu portas em 1976, recolhendo óleos usados na península de Setúbal. Instalada em Brejos de Azeitão desde a década de 80, cresceu como operador de gestão de resíduos, diversificando a sua oferta de serviços e alargando a cobertura a todo o território nacional. Em 2012 criou a EcoSourcing - uma joint venture com a Sapec Química, com o objectivo de desenvolver os negócios na área ambiental e energética. Em Espanha a empresa é representada pela Boranda Recycling.
Actualmente, o grupo está estruturado em sete unidades de negócio: gestão global de resíduos, limpezas industriais, tratamento de hidrocarbonetos e produção e comercialização de fuel, serviços MARPOL, lavagem de cisternas e outras viaturas, reparação ambiental e gestão de fluxos específicos de oficinas, gráficas e lavandarias.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários