Assembleia Municipal de Jovens em Sesimbra

Jovens Sesimbrenses; que emprego no futuro? É o tema da Assembleia Municipal de Jovens

Dezenas de jovens e professores de várias escolas do concelho vão estar envolvidos na 11.ª edição da Assembleia Municipal de Jovens, em Sesimbra, que este ano tem como tema Jovens Sesimbrenses – Que emprego no futuro? O projecto, com 11 anos, é visto como “uma referência em todo o país, devido ao seu papel na promoção da cidadania no seio da comunidade escolar”. 

Sesimbra volta a colocar jovens em contacto com a política local 
A iniciativa, dinamizada pela Assembleia Municipal de Sesimbra com o objetivo de desenvolver e aprofundar o espírito de cidadania junto dos mais novos, apresenta este ano algumas novidades, como a introdução de um plafond orçamental, para que os participantes percebam o impacto financeiro da sua proposta, a criação de uma plataforma eletrónica que reúne toda a informação sobre a Assembleia Municipal de Jovens, intitulada PAMJovem, e o convite a uma personalidade conhecida para apadrinhar o projeto.
Para além das novidades referidas, a edição de 2014 será preenchida com as iniciativas Eleito Por um Dia, visita de estudo e eleição da Mesa da Assembleia Municipal de Jovens, terminando com a reunião final, no dia 10 de Maio, na EB1/JI nº 3 da Quinta do Conde, durante a qual as escolas irão apresentar as suas propostas.
De referir que antes do debate, “as bancadas apresentarão uma saudação alusiva ao 40.º aniversário do 25 de Abril, um tributo do projeto a um momento histórico, e que é importante para dar a conhecer aos mais novos o significado desta efeméride e os valores de Abril”, diz em comunicado a autarquia de Sesimbra.

11 anos a marcar diferença
Este ano, a Assembleia Municipal de Jovens conta com a participação da Escola Básica 2,3 de Sesimbra, Navegador Rodrigues Soromenho, Agrupamento de Escolas de Sampaio, Escola Básica Integrada da Quinta do Conde, Escola Básica Integrada da Boa Água e Escola Básica 2,3/S Michel Giacometti, da Quinta do Conde.
Inserido nesta iniciativa realiza-se ainda a 7.ª edição do concurso As Cores da Cidadania, destinado aos alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo das escolas do concelho, e que tem como principal objetivo promover a realização de trabalhos nas áreas do desenho e poesia, sendo também importante para incentivar o sentido artístico e literário das crianças e sensibilizá-las para os direitos e deveres em cidadania.
Tal como nas edições anteriores, os trabalhos irão dar origem a uma exposição, que irá estar patente a partir de 6 de Maio, no Cineteatro Municipal João Mota, em Sesimbra.
Ao longo dos 11 anos de existência, a Assembleia Municipal de Jovens “tornou-se uma referência em todo o país, devido ao seu papel na promoção da cidadania no seio da comunidade escolar, tendo envolvido centenas de jovens e dezenas de professores de escolas de Sesimbra”, refere fonte da organização do evento.
“O projeto tem contribuído igualmente para que os eleitos locais percebam as expetativas das novas gerações em relação ao futuro do concelho”, conclui a câmara de Sesimbra.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários