Transportes Colectivos do Barreiro desconvocam greve

Greve de 24 horas desta sexta-feira dos TCB foi desconvocada

O Sindicato Nacional dos Motoristas desconvocou a greve de 24 horas nos Transportes Colectivos do Barreiro, marcada para esta sexta-feira, 6 de Dezembro. A decisão surge após uma reunião entre aquele sindicato  e a administração dos TCB, que decorreu terça-feira, de onde resultou um acordo para iniciar um processo negocial que compreende a fixação de um período de trabalho semanal de 35 horas, em oposição às 40 horas propostas pelo Governo.

Greve dos TCB para amanhã foi desconvocada pelos trabalhadores 

"A greve foi desconvocada. Houve uma aproximação entre a administração dos TCB e o sindicato e, depois de consultados os trabalhadores que são nossos associados, decidimos suspender a greve", disse à agência Lusa Manuel Oliveira, do Sindicato dos Motoristas.
"A Administração dos TCB informou ainda de que estaria disponível para iniciar o processo negocial com
o sindicato ainda no mês de Dezembro. Tal disponibilidade vai ao encontro da possibilidade de, em sede
negocial, se poder acordar um Período Normal Semanal de Trabalho de 35 horas semanais, conforme o
existente", diz fonte do Sindicato Nacional dos Motoristas.
O facto do Tribunal Constitucional não ter chumbado a norma que estabelece o Período Normal Semanal de Trabalho nas 40 horas, terá deixado sindicato e os motoristas do Barreiro [e de todo o país] preocupados.
A decisão de não avançar com a greve nesta sexta-feira não "reuniu unanimidade" entre os diversos motoristas da empresa. Ainda assim fonte do sindicato garante que "todos foram ouvidos". Um terço os motoristas dos TCB são filiados no Sindicato Nacional dos Motoristas.
Ainda segundo palavras de Manuel Oliveira, ao sindicato "não importa a luta e guerra", mas sim "resolver os problemas pelo diálogo".
Assim,  está já agendada uma nova reunião para a próxima semana, entre o sindicato e a administração dos TCB, que são um serviço municipalizado da Câmara do Barreiro.
"Vamos reunir no dia 10 de Dezembro, para que o processo negocial comece de forma efectiva. As diferenças entre as partes foram mitigadas e vamos trabalhar para chegar a um consenso", finalizou Manuel Oliveira.
Recorde-se que a TCB parou há um mês [6 de Novembro] e 75 por cento dos trabalhadores aderiram à greve. Logo na altura sindicato e administração da TCB planearam abertura para o diálogo. “Temos total disponibilidade para conversar com os trabalhadores”, disse na altura o vereador da Câmara do Barreiro e administrador da empresa municipal.

Negociações com a TST
O Sindicato Nacional dos Motoristas também está a tentar actuar junto dos Transportes Sul do Tejo para negociar o horário semanal dos trabalhadores. O sindicato refere ainda que até ao momento a administração não se mostrou disponível para falar. Ora, caso continuem sem resposta, "os trabalhadores vão fazer-se ouvir" através de formas de luta. Ou seja; greves.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários