Feto encontrado no esgoto em Pinhal Novo

Ainda não há explicação de como o feto acabou num esgoto 

Ainda não se sabe de quem é o feto encontrado num esgoto da Quinta do Pinheiro, em Pinhal Novo, na última sexta-feira. O caso continua “silencioso” enquanto a Polícia Judiciária de Setúbal investiga a origem e determina como o feto terá acabado num esgoto. Algumas fontes revelam que o feto terá menos de 28 semanas e, por isso, não é ainda legalmente considerado um bebé, apesar de aparentemente estar completo. A ser verdade, não é considerado homicídio ou ocultação de cadáver.

Feto foi encontrado na Quinta do Pinheiro, em Pinhal Novo 

Trabalhadores da Câmara de Palmela que procediam a trabalhos de manutenção encontraram na passada sexta-feira um feto humano nos esgotos da rua Francisco  Caçoete Romão, Quinta do Pinheiro, no lado sul de Pinhal Novo.
“Os trabalhadores da câmara foram chamados ao local devido a um entupimento da canalização e, quando chegaram, depararam-se com um feto. Chamaram os Bombeiros do Pinhal Novo e passaram o caso às autoridades”, explica fonte oficial da autarquia de Palmela que não quer prestar mais informações.
Segundo fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Setúbal, trata-se de um "feto pequeno, mas que aparenta já estar completamente formado". Mas pouco mais foi adiantado pelas autoridades que, por agora, desconhecem a origem do pequeno ser e como foi parar à rede de esgotos local.
No local compareceram elementos dos Bombeiros Voluntários do Pinhal Novo e da GNR que pouco puderam fazer. O pequeno ser foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, e o caso entregue à Polícia Judiciária de Setúbal e, segundo diziam, aparentava ser um feto “já completo”.

Menos de 28 semanas
Pouca coisa é divulgada sobre o caso. Mas já é possível saber que o feto terá menos de 28 semanas. O que significa na verdade que ainda não é considerado um bebé. Nestes casos o tempo de vida é fundamental para determinar se há crime e qual o tipo de crime.
E não sendo bebé [menos de 28 semanas] está descartada a hipótese de a mãe ter cometido um homicídio ou ocultação de cadáver.
No entanto, há sempre crime. Há que saber se o feto terá menos de 12 semanas para determinar se há, ou não, crime de interrupção voluntária de gravidez. Em Portugal é possível abortar, em locais adequados, até às 12 semanas de gestação.

População em choque
Por explicar está ainda o facto de o pequeno ser ter acabado numa caixa de esgoto num Bairro residencial no lado sul de Pinhal Novo. A população está chocada. “Nunca uma coisa destas aconteceu aqui. É um choque para os moradores. Trata-se de uma vida humana que acaba assim num buraco de esgoto. É incompreensível isto nos tempos que correm, depois da liberalização do aborto e das dezenas de contraceptivos para evitar gravidezes indesejadas”, disse uma moradora do bairro ao ADN.
O caso está entregue à Judiciária de Setúbal que procura respostas. Tal como a população.

(Notícia actualizada a 11 de Dezembro)
       
Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários