Carris e TST em greve no Natal e Ano Novo

Trabalhadores contestam o Orçamento de Estado para 2014 e os cortes nos salários

Os trabalhadores da Carris e da Transportes Sul do Tejo (TST) vão estar em greve no Natal e no Ano Novo, num protesto convocado pelos sindicatos contra o Orçamento de Estado para 2014 e contra os cortes nos salários. Para a Carris, o Tribunal Arbitral decretou serviços mínimos. No Porto também não haverá autocarros na quadra natalícia.

Carris vai parar no dia de Natal durante todo o dia 

O protesto dos funcionários da Carris, que opera em Lisboa, para os dias de Natal e de Ano Novo (durante 24 horas) foi convocado pela Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) e pelo Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM).
Para o dia de Natal, o tribunal decretou a obrigatoriedade de garantir o funcionamento de metade do serviço prestado por 11 carreiras (703, 708, 735, 736, 738, 742, 751, 755, 758, 760, 767). Em comunicado, a Carris informa que ainda aguarda a definição dos serviços mínimos para 1 de Janeiro.
Manuel Leal, da Fectrans, considera “ilegais” estes serviços mínimos, por entender que as necessidades sociais impreteríveis abrangem apenas serviços a pessoas com deficiência ou intervenções de emergência, como avarias e quedas de cabos eléctricos".
"À semelhança do que tem sido o processo de luta levado a cabo pelos trabalhadores da Carris, esta [greve] também terá uma adesão significativa”, disse à Lusa o sindicalista, informando que a 2 de Janeiro as organizações representativas dos trabalhadores voltam a reunir-se para "dar continuidade a este processo de luta".
O Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes e a Associação Sindical do Pessoal de Tráfego da Carris convocaram também uma paralisação para os dias 24 e 31 de Dezembro. A greve começa às 18 horas. No último dia do ano está garantido o funcionamento de metade das carreiras 781 e da rede da madrugada.

TST pára a partir das 18 horas de amanhã
Na TST, que faz a ligação rodoviária entre Lisboa e os concelhos da península de Setúbal, foi também o Sindicato Nacional dos Motoristas que convocou a paralisação. Esta decorre a partir das 18 horas nos dias 24 e 31, e durante todo o dia no Natal e a 1 de Janeiro. A greve nos TST foi justificada pelo sindicato dos motoristas como a forma que os trabalhadores encontraram para se "manifestarem pelo facto de serem ignorados pela empresa".

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários