Câmara de Almada entrega 60 habitações sociais

200 familias passam Natal em casa nova em Almada 

A Câmara Municipal de Almada entregou, esta semana, 60 casas em bairros sociais municipais a famílias carenciadas do concelho, abrangendo mais de 200 pessoas. As habitações estão localizadas nas freguesias da Caparica, Feijó e Laranjeiro. Ainda na área social, há uma semana foi inaugurada a nova Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Liga dos Amigos do Hospital Garcia de Orta está já em pleno funcionamento. Tem capacidade para 60 camas.

Joaquim Judas entregou chaves de 60 casas sociais, em Almada 


As rendas mensais a pagar por estas famílias foram calculadas de acordo com os rendimentos de cada agregado familiar.
O valor médio mensal ronda os 17 euros, sendo que 20 destas famílias vão pagar, por mês, uma renda de 4,85 euros.
Das habitações agora entregues algumas são novas, enquanto outras “foram alvo de obras de requalificação, que passaram por trabalhos de pintura das paredes e tetos, substituição de janelas e limpeza, num investimento municipal de 95 mil euros”, diz a câmara de Almada.

Autarquia está atenta a outras situações
Joaquim Judas, presidente da autarquia almadense, afirmou na ocasião que “os serviços da autarquia vão continuar a trabalhar com total empenhamento na resolução dos muitos pedidos de habitação social que chegam à autarquia, de forma a permitir ao longo dos anos ter um programa de entrega de casas às famílias”, concluiu o autarca.

Unidade de Cuidados Continuados no Laranjeiro
Almada passa a dispor de Unidade de Cuidados Continuados 
Ainda na área social, a Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), da da Liga dos Amigos do Hospital Garcia de Orta (LAHGO), a primeira do género no concelho de Almada, é uma unidade de internamento de carácter temporário. Foi inaugurada há uma semana, no Laranjeiro.
Está vocacionada para a prestação de cuidados de saúde a nível da reabilitação, manutenção, reinserção social a pessoas com doenças crónicas, com diferentes níveis de dependência e que não reúnam condições para serem cuidadas no domicílio.
A equipa é constituída por médicos de diferentes especialidades, enfermeiros, psicóloga, assistente social, fisioterapeutas, terapeuta da fala e terapeuta ocupacional, nutricionista, animadora social, auxiliares de ação médica e de apoio e vigilância, administrativos, entre outros.

Capacidade para 60 camas
Com capacidade total de 60 camas de internamento, esta UCCI integra desde Outubro a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, através de protocolo estabelecido com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.
Para além dos apoios do Ministério da Saúde, a LAHGO Continuados e a LAHGO Sénior contaram também com o contributo financeiro da Câmara de Almada, no valor de 350 mil euros, além da cedência do terreno (avaliado em 2,5 milhões de euros) e da isenção das taxas municipais, no valor de 500 mil euros.

UCCI - Unidade de Cuidados Continuados Integrados
Rua Luís Villas Boas, nº 20 – 22 – Laranjeiro
Tel.: 210 408 750

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários