Barreiro adere ao Projeto Europeu RecOli

Promoção da reconversão de óleo alimentar usado para biodiesel

Reunido em sessão pública de Câmara, o executivo municipal deliberou, de forma unânime, pela adesão do município do Barreiro ao projeto europeu RecOli - Promoção da Reciclagem de Óleo Alimentar Usado para a Produção Sustentável de Biodiesel. Entre outros aspetos pretende-se aumentar a produção sustentável de biodiesel e sua inclusão no mercado local.

Município do Barreiro vai ter pontos de recolha de óleo alimentar 

Na sequência desta decisão, será assinado um Protocolo de Colaboração entre o município do Barreiro e a S. energia – associação privada sem fins lucrativos, cuja missão assenta na dinamização de iniciativas junto da sociedade civil que incrementem a eficiência energética nos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete. Desta forma, e após assinatura do Protocolo, o projeto RecOil será implementado no Concelho do Barreiro com “o objetivo de fazer cresce o processo de recolha e reconversão de Óleos Alimentares Usados (OAU) gerados a nível doméstico, e no qual a S.energia se encontra envolvida”, diz fonte da autarquia barreirense.
Com base no programa de trabalho perspetiva-se, genericamente, a 2realização de um inquérito domiciliar, a recolha de experiência e saber dos operadores deste setor de atividade, a cooperação das autoridades locais. A informação recolhida irá integrar um guia online de apoio à tomada de decisão, que consistirá numa ferramenta para os agentes locais no desenvolvimento de uma cadeia ‘De OAU a Biodiesel’ ajustada à realidade e especificidades locais”, referiu ainda fonte do executivo da Câmara do Barreiro.

Projetos piloto avançam em breve
Desta maneira, serão implementados projetos piloto para a promoção, a recolha, a transformação e a comercialização de OAU para Biodiesel, de acordo com as melhores práticas identificadas. Os projetos piloto “constituirão autênticos ‘living labs’ que ajudarão, por um lado, a validar a fiabilidade das melhores práticas identificadas e, por outro, demonstrar e disseminar os resultados do projeto, para que possam, por si só, promover iniciativas similares por outras entidades noutras regiões além do espaço geográfico do projeto RecOil”, diz a câmara municipal.
Para garantir a participação dos parceiros e aumentar o interesse do grande público pela reconversão de OAU, a Autarquia conta vir a desenvolver campanhas promocionais e outras ações de comunicação com o intuito de incentivar as alterações comportamentais dos cidadãos.
Refira-se que o projeto RecOil é uma iniciativa apoiada pela Comissão Europeia, através do programa Intelligent Energy for Europe (IEE), que decorrerá até 2015.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 


Comentários