Dá um Gosto ao ADN

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Sesimbra destaca-se a nível de transparência

Estudo coloca o município no 17º lugar a nível de transparência Municipal

O município de Sesimbra é o melhor classificado do Distrito de Setúbal e o segundo da Área Metropolitana de Lisboa [só atrás de Oeiras] no Índice de Transparência Municipal, um estudo realizado pela organização Transparência a Integridade – Associação Cívica, em parceria com o Instituto de Ciências Sociais, Instituto Superior Técnico, Universidade do Minho e Universidade de Aveiro. 

Município de Sesimbra entre os 17 mais transparentes do país  

Neste documento, apresentado no final do mês passado, o município sesimbrense aparece no 17.º lugar entre os 308 municípios portugueses, com 48 pontos, acima da média nacional, que é de 33 pontos. 
“Estamos naturalmente satisfeitos por este resultado, tanto mais que este trabalho foi realizado por entidades independentes com grande credibilidade”, referiu o presidente da Câmara de Sesimbra, Augusto Pólvora, após ter tido conhecimento do estudo.
“No entanto, é importante melhorar ainda mais este índice através do reforço dos mecanismos de participação, de uma maior promoção do acesso à informação disponibilizada, e da simplificação de processos, essencial para a prestação de um serviço público de maior qualidade”, acrescentou o líder do executivo municipal.
O índice de transparência municipal resulta de uma avaliação dos conteúdos publicados nos websites dos 308 municípios portugueses, e avaliou 76 indicadores relacionados com a informação, organização, composição social e funcionamento do município, planos e relatórios, impostos, taxas tarifas, preços e regulamentos, relação com a sociedade, contratação pública, transparência económico-financeira e transparência na área do urbanismo. 
Palmela [21ª posição] e Moita [31º], ocupam no distrito, a segunda e terceira posição. O pior classificado a nível do distrito é Alcochete que ocupa o lugar 171 a nível nacional.  
A nível nacional, Figueira da Foz, Alfândega da Fé, Batalha, Ferreira do Zêzere e Aveiro ocupam os primeiros cinco lugares dos mais transparentes. No lado oposto, Melgaço, Corvo, Soure, Lage das Flores e Vinhais são os “menos transparentes” a nível autárquico.
O estudo pode ser consultado  AQUI

Agência de Notícias 
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

0 comentários:

Publicar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010