Trio lendário de Joachim Hühn recordado hoje no SeixalJazz

Seixal leva a cultura do jazz às escolas

 “We Remember JF” é o nome do projeto constituído por Joachim Kühn, Daniel Humair e Jean-Paul Celea que sobe hoje, dia 25 de Outubro, às 22 horas, ao palco do Fórum Cultural do Seixal. É mais um espectáculo do Seixal Jazz que decorre naquela vila até 29 de Outubro. O grande destaque do festival é levar o jazz à escola.

Joachim Huhn estará esta noite no Seixal 

Hoje é noite para recordar Jean-François Jenny-Clark (JF), antigo contrabaixista do trio, desaparecido em 1998, ano em que gravou ao lado de Kühn e Humair “Triple Entente”, e que agora será recordado no SeixalJazz. O cartaz encerra no sábado, dia 26, com Donny McCaslin Quartet - Casting for Gravity, o último trabalho deste saxofonista californiano considerado uma das novas tendências do jazz americano.
O festival apresenta uma única sessão por noite com dois sets: das 22 às 22.45 e das 23 às 23.45 horas. As entradas custam 10 euros e podem ser adquiridas através da Bilheteira Online. As assinaturas para os 4 dias têm um custo de 32 euros e há descontos: 25 por cento para jovens até 25 anos, reformados e funcionários das autarquias do Seixal.

Mostrar a cultura do jazz
O SeixalJazz Vai à Escola, dirigido a alunos e professores das escolas do concelho, tem vindo a ganhar desde 2005 uma importância muito significativa junto da comunidade educativa e apresenta-se no dia 29 de Outubro, terça-feira, às 14.30 horas, no Auditório Municipal do Seixal, com a participação do quinteto do trompetista Gonçalo Marques.
“Levar a história do jazz às escolas do concelho e ensinar os alunos a trabalhar com os instrumentos musicais” é o principal objetivo de uma iniciativa integrada no Seixal Jazz e que envolve jovens do segundo e terceiro ciclo.
A vereadora da cultura da Câmara do Seixal realça que os participantes neste projeto “têm a oportunidade de assistir a um concerto do trompetista Gonçalo Marques”, onde podem interagir com o músico. A 14ª edição do festival de música do Seixal pretende “ganhar mais amantes nesta área, promover o município e dar a conhecer a região ao mundo”, através do jazz.
Vanessa Silva refere que existe uma preocupação constante “em atrair novos públicos e mostrar à população do concelho, a cultura do jazz”. A autarca salienta que nos últimos anos “vários festivais deixaram de existir”, porque “não aguentaram a atual conjuntura do país” e lembra que cada vez é mais difícil do ponto de vista cultural, “manter um festival ativo”.

Agência de Notícias



Comentários