SEIES lança campanha contra a violência Doméstica

Campanha contra a violência doméstica ganha novos rostos

Novos rostos juntam-se à campanha contra a violência doméstica, organizada pela SEIES. A mais recente acção deste projecto, lançada no último domingo, conta com a colaboração de todas as pessoas para dizer "Não!" à violência nos relacionamentos, através de fotografias, individuais ou em grupo, que revelem o apoio dado a esta causa.

Funcionárias da Câmara de Palmela aderiram à campanha da SEIES 

"Basta segurar um cartaz ou uma simples folha de papel com a frase "Digo Não!" e tirar uma fotografia. Estas fotos serão publicadas na página de Facebook da campanha, tornando cada vez maior e mais forte esta corrente de gente que quer e pode ter voz", explica Joana Peres, sócia da SEIES - Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social.
A acção tem conseguido sensibilizar várias pessoas, homens e mulheres, crianças e adultos, de diferentes localidades. Nas imagens que até agora têm sido publicadas na página da SEIES é possível ver que a campanha conseguiu alcançar vários pontos do país, partindo da cidade de Setúbal, para passar por Palmela, Pinhal Novo, Lisboa e Loulé, no distrito de Faro.

Uma campanha para todos  
Joana Peres conta que esta ideia, integrada na campanha "Homens de Setúbal contra a Violência Doméstica", não estava prevista inicialmente. "Nasceu a partir das reacções do público à campanha, das opiniões que as pessoas foram manifestando na página de Facebook e de várias outras reacções que nos foram chegando", conta.
 A acção pretende também dar resposta a perguntas que surgiram ao longo da divulgação do projecto, como "Esta campanha é só para homens?", "É só para setubalenses?" ou "Como posso participar?". Joana Peres salienta que "o grande objetivo foi sempre gerar um movimento colectivo de cidadãos e cidadãs, de todas as idades e de todas as cidades e vilas, contra este problema tão grave que é a violência doméstica".
"A acção 'Digo Não!' é isso mesmo: um acto de cidadania, de cada homem e de cada mulher que aceitam o desafio de tirar uma fotografia", acrescenta. O objectivo é gerar um "antídoto que rompa com a habitual invisibilidade deste problema, chamando a atenção para uma nova mentalidade emergente e que nesta acção ganha, não apenas um rosto, mas muitos".

Pessoas estão a “dizer não” à violência
SEIES espera atrair centenas de mensagens contra a violência doméstica
Joana Peres explica que "a ideia foi muito bem recebida", resultado que se reflecte na página da campanha onde é possível "ler os comentários e perceber que estão a chegar fotos todos os dias e que as pessoas estão realmente a organizar-se para 'Dizer Não!'". 
"Participar neste processo é para nós, equipa da SEIES, um orgulho e uma alegria. Há meia dúzia de anos provavelmente não teria sido possível. Olhamos o futuro com optimismo", reforça uma das responsáveis da SEIES.
A participação com fotografias na acção "Digo Não!" pode ser feita através da página oficial de Facebook da campanha "Homens de Setúbal contra a Violência Doméstica" ou através do contacto de email da SEIES, seies@mail.telepac.pt.
Recorde-se que este anos já foram assassinadas 25 mulheres pelos respectivos maridos, companheiros ou namorados.


Agência de Notícias 

Comentários