“Rota da República no Barreiro” revela história

República chegou ao Barreiro a 4 de Outubro de 1910

“Rota da República no Barreiro” foi o mote para o passeio pelo património promovido pela Câmara do Barreiro, no último sábado, dia 5 de Outubro. Um grupo de 12 pessoas participou numa Visita Guiada pelos locais que marcaram a Implantação da República no Barreiro: Largo Alexandre Herculano, Sociedade Democrática União Barreirense “Os Franceses”, Largo de Santa Cruz, culminando nos Paços do Concelho. E se todos proclamam o 5 de Outubro como data da implantação da República, a história diz-nos que no Barreiro, na janela dos Paços do Concelho, a implantação da República chegou ao meio dia e meia do dia 4 de Outubro de 1910.

Câmara do Barreiro mostrou locais da historia da República

As lutas republicanas sempre fizeram parte da cidade do Barreiro. Para comemorar a data que deixou de ser feriado nacional e para lembrar ao mais novos os locais com história, a autarquia local pegou num grupo de 12 pessoas e levou-as aos locais onde se fez história e onde já poucos se lembram que por aqui, em 1910, a República chegou um dia antes. Já lá iremos!
A primeira paragem foi no Largo Alexandre Herculano. Segundo reza a história local, foi aberta em 16 de Julho de 1906, uma “Loja” maçónica no Barreiro a que se deu o nome “Esperança de Porvir”. Esta loja ao que tudo indica terá funcionado no primeiro andar do edifício hoje ocupado por um restaurante. No início do século XX, o ideal da maçonaria vai confluir para reforçar o esforço dos republicanos, no que respeita à educação aos direitos e ao progresso.

Sociedade Democrática União Barreirense – Os Franceses 
As Sociedades Recreativas, a par das cooperativas e associações de classe, tiveram um papel fundamental no crescimento dos ideais que ansiavam pela revolução. “Aqui anarquistas, socialistas ou republicanos tinham um espaço de favorecimento cultural não só através do convívio, mas também através do acesso a bibliotecas”, diz fonte da Câmara do Barreiro.

Largo de Santa Cruz 
O antigo Paço do Concelho foi, depois da transferência deste para a rua Albers, ocupado pela sede do “Centro Escolar Republicano Dr. Estêvão de Vasconcelos”, no local onde funcionou recentemente o Centro Paroquial Padre Abílio Mendes. Os Centros Republicanos foram importantes locais de formação civil, cultural, ideológica e de debate, onde os grandes vultos do Diretório do Partido Republicano Português vinham fazer comícios.
“Estes centros foram, também, um dos veículos de infiltração da carbonária, organização de que existiam núcleos em plena atividade na margem Sul do Tejo, nomeadamente no Barreiro, em Palmela, na Moita, em Almada, em Cacilhas, Aldeia Galega [actualmente Montijo] e Alcochete”, diz a mesma fonte.

Paços do Concelho... onde a República chegou um dia antes
 

Nos Paços do Concelho (atuais), sitos na antiga rua Albers, os barreirenses puderam assistir a uma antecipação da proclamação da república, pelas 12h30, do dia 4 de Outubro de 1910, pelas vozes de Ricardo y Alberty e João dos Santos Pimenta, membros da Junta Revolucionária.


Agência de Notícias 

Comentários