Quinta do Anjo comemora 257 anos de Festa

Palmela celebra 87 anos de restauração do concelho e Quinta do Anjo festeja a 257ª edição da Festa de Todos os Santos

Entre 1 e 3 de Novembro, a aldeia de Quinta do Anjo celebra a 257ª edição das Festas de Todos os Santos, numa organização da Associação das Festas, com o apoio da autarquia local. O programa integra, como habitualmente, desporto, momentos de convívio, exposições, animação e música, com a participação de artistas da região e do movimento associativo local. Ao mesmo tempo, assinala-se, no dia 1 de Novembro, o 87º aniversário da Restauração do Concelho de Palmela. As comemorações desta data decorrem ao longo de todo o fim-de-semana.   

Festa realiza-se desde 1756, na Quinta do Anjo, Palmela 

A homenagem póstuma aos Restauradores do Concelho, com deposição de flores junto ao monumento a Joaquim José de Carvalho, é um dos momentos mais simbólicos do programa, que integra, também, uma homenagem póstuma aos militares naturais do concelho de Palmela, mortos em combate na I Grande Guerra Mundial.
O concelho de Palmela foi integrado em Setúbal, no quadro da reforma Administrativa de 1855, que reduziu o número de concelhos do território nacional. Nos anos 20, foi formalmente constituída a Comissão Pró-Restauração do Concelho de Palmela, integrando cidadãos de Palmela que representaram a vontade de autonomia das populações. O processo de luta pela Restauração do Concelho culminou em 1926.
As comemorações desta data decorrem ao longo de todo o fim-de-semana, por iniciativa do Grupo dos Amigos do Concelho de Palmela, com o apoio da Câmara de Palmela, das Juntas de Freguesia do Concelho, dos Bombeiros Voluntários de Palmela e de Pinhal Novo, das Igrejas Paroquiais de Palmela e de Quinta do Anjo e da Associação de Festas de Quinta do Anjo.

Quinta do Anjo em festa até domingo
Foi no ano de 1756 que pela primeira vez se promoveu a Festa de Todos os Santos, ou em maior rigor, a Festa em honra da Nossa Senhora da Redenção, em dia de Todos os Santos; 1º de Novembro. A comemoração religiosa e festiva decorreu junto à capela da "Quinta do Anjo", acolhendo todos os montanhões que viviam nos montes e cabeços dispersos pelas abas da Serra do Louro.
257 anos depois, a tradição continua. O programa integra, como habitualmente, desporto, momentos de convívio, exposições, animação e música, com a participação de artistas da região e do movimento associativo local. Destaque, também, ao longo do fim-de-semana, para as procissões e momentos solenes, em Honra de Nossa Senhora da Redenção. Um espetáculo pirotécnico, no domingo, às 23h50, encerra o programa deste ano.
As Festas de Todos os Santos – as mais antigas do concelho de Palmela – nasceram em 1756, dedicadas à Santa, como forma de agradecimento pela proteção da aldeia durante o terramoto do ano anterior, que afetou, não só a cidade de Lisboa, mas toda a região circundante.


Programa:
 1 de Novembro
 09h30 Hastear de Bandeiras nos Paços do Concelho e na sede do G.A.C.P.
18h00 Missa de sufrágio pelos Restauradores do Concelho de Palmela e pelos militares naturais do concelho de Palmela, mortos em combate na Grande Guerra – Igreja de S. uPedro, em Palmela, pelo Padre José Maria Furtado

2 de Novembro
09h00 Recolha de Sangue, com a colaboração do Núcleo de Dadores de Sangue dos Bombeiros Voluntários de Palmela
10h30 Hastear das bandeiras e Moscatel de Honra – Sede do Grupo dos Amigos do Concelho de Palmela. Participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo
11h00 Homenagem póstuma aos Restauradores do Concelho de Palmela e deposição de flores junto ao monumento a Joaquim José de Carvalho – Jardim Joaquim José de Carvalho
Em colaboração com a Câmara Municipal de Palmela, homenagem póstuma aos militares naturais do concelho de Palmela, mortos em combate na Grande Guerra de 1914-1918  (Elisiário Gomes Carriço, Francisco Pessoa, João Gomes Marto, Joaquim Gomes Ramalheira, Luís Inácio Gomes Furtado, Pedro da Costa Frescata)
Intervenções do Presidente da Assembleia Geral do G.A.C.P. e do Presidente da Câmara Municipal de Palmela.
Preleção sobre a Restauração do Concelho de Palmela pelo associado Victor Borrego
Preleção sobre os Mortos da Grande Guerra pelo sócio Dr. Nuno Monteiro (arquivista municipal)

3 de Novembro
17h30 Homenagem póstuma ao sócio fundador, Dr. António de Matos Fortuna. Deposição de flores junto ao seu busto e evocação sobre a sua figura e obra (Largo do Poço Novo, Quinta do  Anjo, no âmbito da Festa de Todos os Santos)


Agência de Notícias 

Comentários