Montijo inaugura centro de cuidados continuados

30 camas para doentes de longa duração e manutenção

A nova Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa da Misericórdia do Montijo já foi inaugurada e disponibiliza 30 camas para longa duração e manutenção. Esta unidade de ‘Saúde Sénior', no centro do Montijo, está inserida na área de intervenção do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Arco Ribeirinho.
 
Montijo disponibilizou 30 camas para cuidados continuados 

Presente na inauguração, o secretário de Estado Adjunto da Solidariedade e da Segurança Social, Agostinho Branquinho, lembrou que “ a inauguração de uma unidade de cuidados continuados, no Montijo, é muito importante do ponto de vista social”, porque “permite auxiliar pessoas que estão a passar por um momento difícil”.
O secretário de Estado Adjunto da Solidariedade e da Segurança Social disse ainda que “se muitos idosos forem devidamente acompanhados do ponto de vista clínico, conseguem ter mais qualidade de vida”, sendo, em alguns casos, “possível reintegrá-los na sociedade”.
Agostinho Branquinho realça que “a Santa Casa da Misericórdia do Montijo é dotada de músculo, energia e conhecimento” e que esta nova unidade é o começo “de um conjunto de parcerias com instituições de solidariedade social”.
O secretário de estado adianta ainda que, depois de “ter sido aprovada a lei para a construção de centros como este”, ao longo do próximo ano vão ser criados “vários projetos piloto”, no sentido de haver mais um conjunto de “ações sociais” que ajudem as pessoas nos momentos difíceis da sua vida.
A ex-presidente da Câmara do Montijo, Maria Amélia Antunes, referiu que “esta obra representa uma oferta, numa área onde existe um grande défice de infra-estruturas” e salienta que, acima de tudo, “é preciso dignificar a vida das pessoas”.
A autarca que acompanhou nos últimos mandatos a evolução do projecto, realça que a autarquia apoiou esta unidade “com a isenção de taxas”, num valor total de 35 mil euros.

Lisboa e Vale do Tejo com 1474 camas
"A ‘UCCI São Rafael', inserida na área de intervenção do Agrupamento de Centros de Saúde Arco Ribeirinho, foi construída ao abrigo do Programa Modelar do Ministério da Saúde com um financiamento no valor de 750 mil euros", refere a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo em comunicado.
A nova unidade tem 30 camas para longa duração e manutenção, fazendo com que a região de Lisboa e Vale do Tejo passe a contar com 1.474 camas de Cuidados Continuados Integrados.
"A unidade dispõe de 30 camas de tipologia de longa duração e manutenção que possibilitam aumentar a resposta em cuidados continuados integrados na região de Lisboa e Vale do Tejo, promovendo a reabilitação, estabilização clínica e promoção da autonomia dos doentes, favorecendo o conforto e a qualidade de vida", acrescenta o documento.
"É objetivo dos Cuidados Continuados Integrados a prestação de cuidados de saúde e de apoio social de forma continuada e integrada a pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência", conclui o documento do Agrupamento de Centros de Saúde Arco Ribeirinho.

Agência de Notícias 

Comentários