Jovens carenciados recebem formação na ATEC em Palmela

Três milhões de euros para ajudar jovens de Setúbal e Lisboa

A Fundação Volkswagen disponibilizou três milhões de euros para proporcionar formação profissional a 100 jovens portugueses oriundos de agregados familiares carenciados, segundo comunicado daquela instituição. A formação será desenvolvida perto da fábrica da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela. 

ATEC vai dar formação profissional a jovens carenciados em Palmela

Os jovens, com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos, vão frequentar um curso de formação profissional, de acordo com a sua vocação, na modalidade de ensino dual que, em consonância com o modelo praticado na Alemanha, alia à componente teórica uma forte componente prática.
A formação será desenvolvida pela ATEC, associação de formação sem fins lucrativos. Na origem desta iniciativa está a elevada taxa de desemprego entre os jovens portugueses. A formação será desenvolvida perto da fábrica da Volkswagen Autoeuropa, na península de Setúbal. A ATEC, associação sem fins lucrativos, criada em 2003, é um parceiro experiente. Nas suas instalações em Palmela, dispõe de 11 oficinas, 18 laboratórios, salas teóricas e um centro de formação em soldadura.
“Evitar o abandono escolar e ajudar os jovens carenciados a seguir a via profissionalizante” é o principal objectivo de um projecto de cariz social que a ATEC está a desenvolver. Para Sandra Neves, administradora da Academia de Formação, é importante promover “uma qualificação e certificação profissional destes jovens” para que possam encarar um futuro com perspectivas.
O curso tem a duração de dois anos e meio, contemplando uma vertente prática e uma teórica. “Na parte final da formação, os jovens começam a trabalhar na vertente industrial”, adianta Sandra Neves, referindo que a academia tem parceria com 150 empresas e existe a possibilidade de os formandos “ficarem logo inseridos no mercado de trabalho”.

Projeto abrange 100 jovens de Setúbal e Lisboa
Este programa surge porque “as principais vítimas do desemprego são os jovens “e “existe uma oportunidade de eles serem colocados no mercado profissional”, adianta Victor Gil, diretor regional do IEFP de Lisboa e Vale do Tejo. O Instituto de Emprego vai apoiar este programa, porque “cada vez mais o desemprego jovem é de longa duração e é preciso haver uma intervenção social para inverter esta tendência”.
Este projecto é financiado pela Fundação dos Trabalhadores das Volkswagen, com fundos vindos directamente da Alemanha, que pretendem apoiar os jovens.
Gunnar Killian, representante da fundação, salienta que “serão investidos três milhões de euros neste projecto” e mostra-se satisfeito com o programa e com a adesão dos jovens.
O projecto denomina-se “Tu importas”, vai abranger 100 jovens carenciados dos distritos de Setúbal e Lisboa e tem como promotores a Volkswagen, a Siemens e a Bosh.


Agência de Notícias 

Comentários