Festa da Marioneta já começou no distrito de Setúbal

Falta de dinheiro não paralisa marionetas

A Festa da Marioneta, orçada em 50 mil euros, segundo fonte da Artemrede, tem previsto mais de 30 apresentações de sete espetáculos que vão subir à cena em treze teatros de um total de onze municípios. A festa começou no Barreiro e ainda passa por Almada, Montijo, Sesimbra, Palmela e Moita.

A Festa da Marioneta já começou e promete animar as crianças 

"Os projetos programados demonstram a variedade de técnicas e de linguagens artísticas no campo do teatro de marionetas, objetos e formas animadas e são capazes de atrair crianças e adultos através de propostas que apelam aos sentidos, ao sonho ou ao humor e que são, sobretudo, belas histórias para ver e ouvir", afirma em comunicado a Artemrede, a promotora do certame a nível nacional. 
"Ovelhas Clandestinas", peça encenada por Madalena Victorino, subiu ao palco no dia 6 de Outubro, no Auditório Augusto Cabrita, no Barreiro, e marcou o inicio da Festa deste ano que e prolonga até 22 de Dezembro. O mesmo espectáculo estará também em cartaz no Cine-Teatro Joaquim d'Almeida, no Montijo, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém e Alcanena.

Festa da Marioneta passa pelo concelho da Moita
O concelho da Moita volta a estar na rota da Festa da Marioneta. O primeiro espetáculo, “Cinderela”, pelo Teatro de Marionetas do Porto, está já marcado para o dia 12 de outubro, pelas 16 horas no auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira.
Esta não é uma Cinderela tradicional. Há uma reescrita, um tanto ou quanto anacrónica, da história tradicional, a partir das versões de Perrault e Grimm. Personagens saídos de outros contos de fadas caem do céu para dificultar a vida a Cinderela. Há uma Bruxa Má que detesta histórias com final feliz e um Lobo Mau disfarçado de GNR a patrulhar as estradas da floresta. Os Sete Anões são chamados para salvar a Cinderela da morte certa, na sua qualidade de especialistas em técnicas de salvamento de meninas envenenadas. A Fada Madrinha é uma tia irascível e ajusta contas com a Bruxa Má, num combate de wrestling. No final, a Cinderela casa mesmo com o príncipe e têm imensos filhinhos, para descanso de todos.
Ainda em outubro, no dia 26, pelas 16 horas, o auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, recebe mais um espetáculo da Festa da Marioneta: “O Problema do Corvo”, pela Partículas Elementares – Teatro de Marionetas.
“O Problema do Corvo” é um espetáculo divertido, intimista e ternurento que tem como ponto de partida velhas caixas de madeira que, pouco a pouco, foram sendo habitadas por personagens peculiares... O Rato, a Doninha, a Toupeira, o Srº Ouriço, que é o Presidente da Assembleia dos Bichos, e, entre muitos outros, a Gralha Julieta e o Corvo Cardoso. Ora o Corvo é mentiroso e em Assembleia deliberou que todos deveriam ajudá-lo a resolver o seu problema...
Ambos os espetáculos – “A Cinderela” e “O Problema do Corvo” são dirigidos a crianças com mais de 4 anos e suas famílias e os bilhetes custam 1,84 euros para menores de 12 anos e 3,05 euros para maiores de 12 anos.
Segundo a autarquia da Moita, a adesão à Artemrede – Teatros Associados, em 2005, “veio reforçar a estratégia de desenvolvimento cultural delineada pela Câmara Municipal para o concelho da Moita. A Artemrede, a maior rede cultural do país, permite o acesso a um conjunto de projetos e serviços culturais que vão ao encontro das expetativas e necessidades geradas pelos equipamentos municipais de cultura, nomeadamente pelo Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira”, diz fonte do município.

Salas do concelho de Palmela recebem espetáculos infantis
A Festa têm um orçamento de 50 mil euros 
Em Palmela, a Festa da Marioneta oferece vários espetáculos para o público infantil e familiar. No dia 17 de Outubro, às 10 horas e às 14h30, o Centro Cultural de Poceirão é palco de “Catabrisa”, uma história sobre o vento, contada através de teatro de sombras, construído a partir de “Catavento” (texto de Eugénio Roda e ilustrações de Gémeo Luís), com música de Manuel Cruz e interpretação de Filipe Caldeira. O espetáculo, encomendado pelo Teatro Municipal Maria Matos, é dirigido ao público escolar.
“Adormecida” chega ao Auditório Municipal de Pinhal Novo no dia 26 de Outubro, com sessão às 16 horas, para maiores de quatro anos. Apresentado pela companhia Marionetas de Mandrágora e concebido a convite da Limite Zero para o Kiosque das Marionetas, a propósito da Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, o espetáculo aborda a “construção de um fio, um fio como trajeto que separa o novelo do tecido, metáfora simbólica”. A entrada vale um euro.
O Cineteatro S. João, em Palmela, recebe “Cinderela” a 2 de Novembro, às 16 horas. Esta versão divertida e pouco tradicional do conto clássico – onde cabem personagens saídas de outros contos de fadas - é apresentada pelo Teatro de Marionetas do Porto e destina-se a toda a família. Entradas também pelo valor simbólico de um euro.

Sesimbra e Almada também com Marionetas
"Adormecida", sobe à cena também no Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço. Trata-se de uma criação de Filipa Mesquita com interpretação e manipulação de Clara Ribeiro e Filipa Mesquita, e música de Fernando Mota, a partir das recolhas tradicionais feitas pelo etnomusicólogo Michel Giacometti.
Esta criação da companhia Mandrágora irá estar em cena também no Cineteatro Municipal João Mota, em Sesimbra, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém e no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada.
Para a diretora executiva da Artemrede, Marta Martins, a Festa da Marioneta "é um circuito de espetáculos de qualidade e originalidade, que apresenta algumas das mais interessantes companhias e artistas nacionais que trabalham com marionetas, objetos ou formas animadas e que através destas técnicas contam a espetadores de todas as idades histórias divertidas, trágicas, simples ou fantásticas".
A Artemrede é uma estrutura constituída por uma rede de teatros municipais, que tem como associados várias autarquias, cofinanciada em 60 por cento através do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional)



Agência de Notícias 

Comentários