Exercício de evacuação na “NÓS” no Barreiro

Pequenas medidas que ajudam a baixar a percentagem de risco

A assinalar o “Dia Internacional para a Redução de Desastres” (DIRD), realizou-se na manhã de sexta-feira, 18 de Outubro de 2013, um exercício de evacuação em duas das instalações da “NÓS” – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, no Lavradio. A iniciativa, que contou com o acompanhamento de representantes da Corporação de Bombeiros Voluntários Sul e Sueste, Gabinete de Protecção Civil e Delegado de Saúde, envolveu cerca de três dezenas de pessoas, entre utentes e recursos humanos da instituição.

Barreiro testa capacidade de socorro em instituição para dificientes

O exercício simulava uma situação de emergência obrigando todos os indivíduos a deslocarem-se para o exterior para uma zona considerada de segurança.
“Isto é a cultura de segurança”, sublinhou, no final do exercício, o Delegado de Saúde Mário Durval, também Director da “Nós”, sendo opinião unânime a importância de tornar a sua realização habitual.
O Coordenador do Gabinete de Protecção Civil do Barreiro, Rui de Carvalho, referiu, por seu lado, que “há pequenas medidas que baixam logo a percentagem de risco”, disse ao site oficial da autarquia. Conforme sublinhou Rui Carvalho, o exercício “foi importante no sentido de ajudar a criar o hábito de simular estes cenários, nomeadamente junto de uma instituição com uma população com especificidades”. Além disso, disse o responsável, “nestas alturas detetam-se pequenas questões facilmente ultrapassáveis e que agilizam uma situação futura”.  
“Foi útil [o Exercício], as pessoas aderiram e começaram a pensar como proceder nestas situações. Este tipo de intervenção e de abordagem é aquele que melhor resulta para prevenir situações de desastre, incêndio ou catástrofe”, reconheceu o Director Técnico da Nós, Humberto Candeias. “Não é só por se fazerem leis que as pessoas adotam comportamentos com vista a atenuar e prevenir as situações. É, de facto, com exercícios práticos, com esta abordagem de presença das autoridades, que têm conhecimento e responsabilidade nesta área, que as pessoas se envolvem e que procuram melhorar os mecanismos de proteção nas organizações”, acrescentou o director da associação.

Exercício importante para os Bombeiros e utentes
“Dentro da nossa cultura de proteção civil da nossa área de atuação, é sempre importante em locais mais complicados, ou onde possam surgir maiores dificuldades, como, neste caso, da Nós, treinarmos muitas vezes”, disse o Comandante dos Bombeiros Voluntários Sul e Sudeste, Acácio Coelho.
 “Com o treino continuado, se houver alguma situação mais complicada, eles conseguem já ter alguma autonomia e algum desenvolvimento”, explicou, acrescentando: “É extremamente importante que se façam estes exercícios rotineiros para motivar e para as pessoas terem um maior à-vontade, que nunca será como na realidade”, concluiu o Acácio Coelho.


Agência de Notícias 

Comentários