A ‘terra treme’ amanhã na Biblioteca de Alcochete

Exercício de preparação para sismo realiza-se amanhã em todo o país 

No próximo dia 11 de Outubro vai realizar-se, na Biblioteca de Alcochete, o exercício “A Terra Treme”, que terá especial enfoque nos procedimentos a realizar numa situação de ocorrência de sismo. 'A Terra Treme' é uma iniciativa proposta pela Autoridade Nacional de Proteção Civil a nível nacional porque “
portugueses devem estar preparados, enquanto responsáveis de primeira linha pela sua proteção em situação de emergência”, diz a organização do evento. 

Simulacro de sismo "para todos" realiza-se amanhã

Com a duração de um minuto, este exercício realizar-se-á pelas 11h10, na Biblioteca de Alcochete, local com grande abrangência de público, quer em termos de funcionários, munícipes, alunos das escolas do Concelho, e também diversidade de idades. 
“A Terra Treme” é um exercício promovido, a nível nacional, de preparação para o risco sísmico, pela ANPC – Autoridade Nacional de Protecção Civil, em parceria com entidades públicas e privadas, inserido nas celebrações do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes.
Qualquer cidadão pode participar, individualmente ou em grupo, neste exercício que visa sensibilizar as diferentes comunidades para a preparação e auto-protecção para o risco sísmico.
Um dos grandes objectivos é envolver todas as comunidades nesta acção de sensibilização e de preparação, contribuindo de uma forma activa para o aumento da preparação dos indivíduos, enquanto responsáveis de primeira linha pela sua auto-protecção em situação de emergência.
No site oficial do evento, o convite é deixado para indivíduos ou grupos (famílias, escolas, empresas). Para participar basta fazer uma inscrição no portal.
Ao mesmo tempo, a organização pretende que haja debate e partilha de ideias, antes ou depois do exercício de forma a apontar algumas fragilidades e corrigir comportamentos.

Exercício a nível nacional
Anabela Saúde, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, afirmou que "estes gestos simples de proteção" são fundamentais para a prevenção em casos de sismo, por isso, os portugueses devem estar preparados, enquanto responsáveis de primeira linha pela sua proteção em situação de emergência.
Até porque, sustentou, os serviços de proteção civil "não são suficientes" nos primeiros dias após o sismo.
Anabela Saúde esclareceu que o exercício apenas consiste na realização dos três gestos, não envolvendo a mobilização de meios da proteção civil.
Para que um maior número de portugueses participe no simulacro, a ANPC conta com o apoio das corporações de bombeiros, delegações da Cruz Vermelha Portuguesa e os 18 Comandos Distritais de Operação de Socorro (CDOS), que localmente vão promover o exercício, nomeadamente em escolas, centros de dia, centros comerciais e hospitais.
Anabela Saúde admitiu que "é difícil mobilizar os portugueses para fenómenos que não acontecem todos os dias", mas alertou para o risco sísmico que Portugal corre, sobretudo nas regiões do Algarve, Setúbal e Lisboa.
A iniciativa “A Terra Treme” surge no seguimento da comemoração do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, que se assinala, anualmente, na 2ª quarta-feira do mês de Outubro.
Clique AQUI para visitar o site oficial da iniciativa e onde pode se inscrever.

Agência de Notícias 

Comentários