5ª Marcha Solidária da AMPM do Barreiro

Duas mil caminharam com a AMPM pela Sua Saúde”

Cerca de duas mil pessoas, segundo estima a organização, participaram no domingo, 20 de Outubro, na 5ª Marcha Solidária da AMPM. Esta iniciativa, organizada pela Associação de Mulheres com Patologia Mamária e apoiada pela Câmara do Barreiro, levou cor e movimento a algumas das mais significativas artérias do Barreiro. Alertar consciências e sensibilizar a população para a importância do diagnóstico precoce, bem como para a necessidade de defesa do direito à Saúde, foram os grandes objetivos.

Marcha solidária reuniu milhares de pessoas no Barreiro 

A Marcha, que saiu do Parque da Cidade em direção ao largo do Mercado Municipal 1º de Maio, integrou homens, mulheres e crianças, figuras públicas e anónimas, que se juntaram e marcharam por uma causa. A faixa que abria o desfile e onde se podia ler “Caminhe com a AMPM pela Sua Saúde” foi, durante o percurso, conduzida por Carlos Humberto, Presidente da Câmara do Barreiro, e vereadores Sofia Moreira, Regina Janeiro, Rui Lopo e Sónia Lobo, e por Carlos Oliveira, atleta olímpico e ‘padrinho’ da Marcha, pelo terceiro ano consecutivo.
Maria Fernanda Ventura, Presidente da AMPM era, no final, uma mulher confiante. “Julgo que este ano aumentámos o número de participantes, até porque conseguimos que a divulgação do evento chegasse ao Concelho da Moita. Desta forma, cremos que a nossa mensagem se estendeu a um maior número de pessoas”.
E por que nunca é demais lembrar que a diferença, entre a vida e a morte, pode estar na prevenção, “prevenir, prevenir, prevenir”, é a palavra de ordem, lembra Maria Fernanda Ventura.
A líder da AMPM disse que “em todas as nossa ações temos essa grande preocupação para cumprir dupla função de alertar, quer para a importância do diagnóstico precoce quer para a defesa do direito à Saúde que todos os utentes devem ter e exercer”.

Autarquia preocupada com diminuição da oferta dos cuidados de saúde
De acordo com Regina Janeiro, mais do que uma marcha esta iniciativa também simboliza “a defesa do Serviço Nacional de Saúde, a defesa de um bem essencial a que todos devíamos ter direito. Nos dias que correm parece-me que ações como esta ainda fazem mais sentido, tendo em conta todas as notícias que têm vindo a público e que dão conta da diminuição da oferta dos cuidados prestados”, disse a vereadora da autarquia.
Regina Janeiro também salientou que “as condições financeiras para recorrer a serviços alternativos/privados, são cada vez menores, porque as medidas que estão a ser tomadas têm levado a um acentuado empobrecimento da população”.
Assim, e no seu entender “ainda bem que temos associações como esta que para além de ter um fim muito específico – discutir a problemática das mulheres e dos homens com patologia mamária – continuam a lutar por bens comuns a todos”, disse a autarca.
A terminar manifestou vontade de voltar a participar nesta marcha. “Virei sempre e, cada vez, com maior vontade”, concluiu a vereadora.
“Estamos aqui, porque, como gritámos (durante o percurso) existe amanhã, e esse amanhã tem que ser construído por todos nós, todos os dias. O que vos desejo é que o amanhã que vamos construir seja um amanhã de bem-estar, de felicidade, de saúde e de direitos. A todas vós, a todos vós, um grande abraço”, concluiu o presidente Carlos Humberto no final da Marcha Solidária.
Recorde-se que a sede da Associação de Mulheres com Patologia Mamária está localizada na Avenida Alfredo da Silva, nº128, 1ºFte, no Barreiro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 15 às 17 horas. Tel: 309 872 583.

Agência de Notícias 

Comentários