Sesimbra inaugura escola e entrega casas

Escola e habitação social são apostas da autarquia

No sábado, em Sesimbra, é dia de inaugurações. De tarde, a autarquia inaugura a Escola Básica de Sampaio. O estabelecimento, que representa um dos maiores investimentos na área da educação feito nos últimos anos no concelho, está orçado em cerca de 2,5 milhões de euros, dos quais 1,4 milhões são provenientes de verbas comunitárias. No mesmo dia, mas durante a manhã, a Câmara de Sesimbra vai entregar as chaves aos futuros moradores dos 58 fogos do Bairro Infante D. Henrique. 

Sesimbra inaugura nova escola básica em Sampaio 
A inauguração da  Escola Básica de Sampaio, em Sesimbra, decorre no dia 14 de Setembro, sábado, às 16 horas. O estabelecimento, que representa um dos maiores investimentos na área da educação feito nos últimos anos no concelho, está orçado em cerca de 2,5 milhões de euros, dos quais 1,4 milhões são provenientes de verbas comunitárias, através do Quadro de Referência Estratégico Nacional – PORLisboa. 
O equipamento vai dispor de 12 salas de aula para as crianças do 1.º ciclo, parte delas provenientes das escolas básicas de Santana, Maçã, n.º 2 do Zambujal e Jardim de Infância das Pedreiras, que serão desativadas. Na vertente do pré-escolar oferece quatro salas para o jardim de infância, duplicando assim a oferta para um total de cem crianças.
Tal como em todos os outros jardins de infância da rede pública do concelho de Sesimbra, a autarquia assegura o prolongamento do horário até às 18.30 horas.
Para além da sua localização, próxima de outros dois estabelecimentos de ensino e do pavilhão desportivo municipal, que ajuda as crianças na sua integração em ambiente escolar, a escola destaca-se pela disposição das salas, que permite criar diferentes valências, como uma horta pedagógica, um pomar, sala de atividades exterior e parque infantil, que contribuem para alcançar a qualidade pedagógica que se deseja.
Investimento de 200 mil euros
O equipamento terá ainda biblioteca/mediateca, refeitório para 150 alunos, cozinha, sala de professores, gabinetes de trabalho, posto médico e campos de jogos, que vão ficar isolados, de modo a permitir a sua utilização por parte da comunidade fora dos períodos letivos.
“Na construção desta escola a autarquia teve em conta o melhoramento das acessibilidades e, neste sentido, levou a cabo a construção dos acessos viários e pedonais, e criou lugares de estacionamento para automóveis ligeiros, bem como paragem de autocarros, que servem também a Escola Básica do Castelo, num investimento na ordem dos 200 mil euros”, refere fonte da autarquia sesimbrense.
A obra incluiu ainda a construção de passeios, bancos, plantação de árvores e arbustos, colocação de sinalização, redes de distribuição de águas, telecomunicações e gás e drenagem de águas residuais domésticas e pluviais.

Entrega de habitação social

Antigo Bairro Infante D. Henrique deu lugar a um novo bairro 
No mesmo dia, mas durante a manhã, a Câmara de Sesimbra vai entregar as chaves aos futuros moradores dos 58 fogos do Bairro Infante D. Henrique. 
O acontecimento, segundo fonte do executivo, “será inesquecível, sobretudo para quem ali viveu a maior parte da vida, e foi transferido provisoriamente para outros locais, para possibilitar a construção do novo bairro”.
Composto por fogos de tipologias T1, T2 e T3, o conjunto habitacional localiza-se numa zona com vista privilegiada sobre a vila e o mar, e é servido por bons acessos e transportes públicos, fator importante, uma vez que muitos residentes têm idade avançada.
A construção dos 58 fogos representa um investimento superior a 3 milhões de euros, e é financiada pelo Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana, no âmbito de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal ao programa PROHABITA.
“É, pois, uma aposta da autarquia, não apenas na criação de melhores condições de vida, mas também na fixação e aumento da população da vila, contrariando a tendência verificada nas últimas décadas”, diz o presidente da Câmara de Sesimbra,
De referir que após o realojamento nas novas casas, as habitações antigas serão demolidas. No local vai ser criado um parque de estacionamento provisório.



Agência de Notícias 

Comentários