Jornadas Europeias do património no Barreiro

Visitantes conheceram património local


Uma viagem pelo rio Coina, visitas ao Museu dos Fuzileiros e ao Centro de Interpretação do Campo Arqueológico da Mata da Machada (CICAMM) atraíram a participação de dezenas de pessoas de todas as idades. Estas iniciativas decorreram no âmbito das Jornadas Europeias do Património, de 20 a 22 de Setembro, no Barreiro.

Cerca de 40 pessoas viajaram no "Pestarola" pelo rio Coina 

Cerca de 40 pessoas participaram, no passado sábado à tarde, numa viagem pelo rio Coina, até à Escola de Fuzileiros Navais, a bordo do varino Pestarola e de embarcação LARC, da Unidade de Meios de Desembarque (UMD) da Escola de Fuzileiros.
Seguiu-se uma visita guiada ao Museu dos Fuzileiros. De referir que, para o passeio pelo rio, os participantes foram divididos em dois grupos para, desta forma, terem a oportunidade de experimentarem as duas embarcações.
No passado domingo, cerca de 15 pessoas visitaram o Centro de Interpretação do Campo Arqueológico da Mata da Machada.
Os participantes, de acordo com fonte da autarquia do Barreiro, “encontraram neste Centro junto ao forno cerâmico dos séculos XV-XVI – uma exposição que os ajuda a compreender o que foi este complexo oleiro”. Nela são abordadas temáticas que se entrecruzam, como o funcionamento da olaria, o território em que se insere, bem como as características económicas e socias do seu tempo.
A próxima vista está já marcada para o dia 27 de Outubro, domingo.

Marcações e informações
Para mais informações deverá dirigir-se ao Posto de Turismo localizado no Mercado Municipal 1º de Maio, no Barreiro.
Telefone: 21 099 08 37 (de terça a sábado das 9h30 às 13 horas e das 14h30 às 18 horas).
De salientar que as Jornadas Europeias do Património promovidas, anualmente, pelo Conselho da Europa e pela União Europeia, envolvem cerca de 50 países, incluindo Portugal, tendo como objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património. Em cada país é promovido, anualmente, um programa de atividades a nível nacional, de acesso gratuito na sua grande maioria.


Agência de Notícias 

Comentários