Governo apoia pré-escolar em Alcácer do Sal

Alcácer consegue garantias de apoio para educação pré-escolar

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal conseguiu ontem garantias, por parte da Delegada Regional de Educação, Maria Reina, de que o Ministério da Educação acautelaria resposta ao nível do ensino pré-escolar para as 16 crianças que até ao momento se encontravam excluídas do sistema devido ao encerramento de duas salas daquele grau de ensino na cidade de Alcácer do Sal.

Ministério da Educação garante pré-escolar em Alcácer do Sal 

Na reunião com a tutela estiveram presentes a vereadora do pelouro, Isabel Vicente, bem como o responsável pelo Gabinete de Apoio à Presidência e a assessora que tem a seu cargo a ligação entre o Município e as escolas.
O encontro surgiu após um outro entre os pais e a Delegada Regional e que havia sido infrutífero para as pretensões dos encarregados de educação, ficando 16 crianças sem resposta ao nível do pré-escolar no presente ano letivo.
Para obviar questões orçamentais e embora essa responsabilidade caiba ao Ministério, a Câmara chegou a propor custear as despesas com um educador e com o equipamento de sala, para assegurar que aquelas crianças não ficassem de fora do sistema educativo, tanto mais que não existem alternativas públicas ou privadas na cidade para o ensino pré-escolar.
Tal acabaria por não ser aceite por Maria Reina, que garantiu que a tutela assumiria as suas responsabilidades, contratando um educador; ficando o município encarregue de fornecer o equipamento de sala. Esta solução tranquilizou pais e responsáveis autárquicos.
“Esta é mais uma vitória da educação no concelho de Alcácer do Sal, depois dos argumentos da Câmara Municipal terem demovido o Ministério de encerrar a escola EB1 de Palma, que se manterá aberta este ano letivo, ao contrário do que chegou a ser anunciado”, disse fonte da autarquia do litoral alentejano ao ADN.


Agência de Notícias 

Comentários