Emília Ferreira vence Prémio de Poesia e Ficção de Almada

“Investigações sobre Pintura” convence júri


Emília Ferreira, com o original “Investigações sobre Pintura”, constituído por quatro contos, venceu a edição 2013 do Prémio de Poesia e Ficção de Almada, este ano dedicado à Prosa de Ficção.

Emília Ferreira ganha prémio em Almada 

O galardão foi entregue numa cerimónia realizada na noite de 23 de Setembro, no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada.
Miguel Real, porta-voz do júri, afirmou que a obra premiada o deixou “assombrado pela qualidade apresentada” e por “uma escrita adulta, madura e intelectualizada, expressão de um autor com forte domínio sobre as construções gramaticais e os estilos literários”.
O júri desta edição foi constituído por Miguel Real (em representação da Associação Portuguesa de Escritores), José Manuel Lourenço Matias (em representação da Sociedade de Língua Portuguesa) e Miguel Jorge Azevedo de Almeida (em representação da Câmara Municipal de Almada).
Concorreram ao 19º Prémio de Poesia e Ficção de Almada 11 originais.

A autora
Emília Ferreira nasceu em Lisboa em 1963.
Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa é Mestre e Doutora em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Colabora com a imprensa desde 1987, escrevendo para jornais e revistas como o Semanário “O Jornal”, “Público” e “DNA”, revistas “MID”, “Seara Nova”, “Faces de Eva”, “Margens e Confluências”, “O Escritor”, “Casa & Jardim” e “Rua Larga”.
Ensaísta e autora de ficção, tem vários livros publicados, entre os quais os romances premiados “O Espelho que Reflecte” (Prémio de Poesia e Ficção de Almada, 1998); “No princípio do mundo, uma tâmara” (Prémio Literário Vasco Branco, 2001), e “Cartografia íntima” (Prémio Vergílio Ferreira, 2008).

O prémio
A Câmara Municipal de Almada promove anualmente, desde 1995, o Prémio Literário Poesia e Ficção de Almada com o objetivo de incentivar a criatividade literária premiando uma obra inédita de um autor português natural do concelho de Almada, que nele resida ou trabalhe.
O Prémio é atribuído alternadamente às modalidades de Prosa de Ficção e Poesia.
O autor premiado recebe um prémio pecuniário de 2500 euros.


Agência de Notícias 

Comentários