Deolinda e Xutos “juntos” no fim do Avante


Festa comunista celebrou música portuguesa durante três dias

Milhares de pessoas passaram no último fim-de-semana pela Quinta da Atalaia, no Seixal, para ver um dos maiores festivais de música portuguesa. Em tempo de crise, a edição 37 da “lendária” festa comunista trouxe boas e excelentes referências musicais. Sérgio Godinho, sábado, encheu de entusiasmo o palco principal e na hora da despedida, os Xutos e Pontapés subiram ao palco 25 de Abril juntos para um “fecho em grande2” com cantigas de intervenção. Álvaro Cunhal foi figura “central” da maior festa partidária do país. Em ano do seu centenário nenhum comunista [e não só] se esqueceu do seu “grande líder”.


Deolinda subiram ao palco com Xutos e Pontapés no Avante
Milhares de portugueses acorreram à Festa do Avante, na Quinta da Atalaia, Seixal, que fechou o dia de domingo com concertos dos Deolinda e Xutos & Pontapés, que se juntaram em palco. A banda de Tim, Kalu, Zé Pedro, Gui e João Cabeleira tem sido presença assídua no festival, que também serve de rentrée política aos comunistas.
Várias gerações assistiram aos espetáculos do último dia, e muita gente confessava estar ali para ver os Xutos no espaço que os recebe desde sempre: o palco 25 de Abril. Alguns traziam t shirts de tournées passadas da banda, que já soma 34 anos de carreira.
Num dia particularmente preenchido, ouviu-se o fado de Cristina Branco e António Zambujo e assistiu-se ao filme documental ‘Não Basta Dizer ‘Não'", com que a realizadora Catarina Neves recorda o último trabalho do encenador Joaquim Benite, um dos fundadores da Festa do Avante, falecido no ano passado, em Almada.

Sérgio Godinho atraiu milhares no sábado 
Entre os espetáculos, o PCP animava os presentes com a Carvalhesa, música tradicional transmontana adotada pela CDU há décadas para acompanhar as suas iniciativas partidárias.
Um som a que nenhum dos espectadores - comunista ou não - ficava indiferente, a avaliar pelo pó que se levantava no ar.
Antes, na noite de sábado, milhares assistiram a um dos mais aguardados concertos da Festa do Avante. Sérgio Godinho subiu ao palco principal e conquistou o público logo nos primeiros temas. ‘O Primeiro Dia', ‘É Terça-Feira' e ‘Um Brilhozinho nos Olhos' receberam longas ovações de gente de todas as idades. Quem assistia não tinha dúvidas: as músicas de intervenção do cantor foram as estrelas da noite. E todos acompanhavam o ritmo de Sérgio Godinho e com ele entoavam as letras.

Cunhal consensual
No Avante todos os militantes trabalham em prol da festa 
Várias iniciativas têm marcado este ano de centenário e o grande evento comunista foi cenário de uma exposição sobre a vida e obra do marcante secretário-geral do PCP, dos espaços mais concorridos entre os hectares repletos de gente da Quinta da Atalaia. 
"É uma exposição muito marcante. É impossível não sair daqui sentido e emocionado, com as imagens, vídeos, o que lemos, a última carta dele. Uma exposição que nos marca a nós todos comunistas, de certeza, mas acho que às pessoas em geral. A história dele está muito ligada à do país, é indissociável", confessou à Lusa a contabilista Ana, de 28 anos, todos vividos em liberdade, mas a sonhar com "um país melhor, em que todos tenham os mesmos direitos".
A militante do PCP considera que todos estão "sempre agradecidos" a Cunhal e outras pessoas que os fizeram nascer "em liberdade" para poder "viver a vida".


Agência de Notícias 

Comentários