Alvalade Medieval regressa este fim de semana

Feira Medieval destaca os 503 anos do Foral Manuelino à vila de Alvalade   

O Algazarra Bar em Alvalade foi o local escolhido para a apresentação do programa do Alvalade Medieval 2013. O certame vai decorrer nos dias 20, 21 e 22 de Setembro e este ano as recriações em torno da comunidade judaica têm lugar de destaque nas comemorações dos 503 anos da atribuição do Foral Manuelino à Vila de Alvalade, em Santiago do Cacém. 

Feira Medieval de Alvalade começa esta sexta-feira 
O Alvalade Medieval é um evento que já está consolidado e que resulta de uma parceria entre várias instituições locais e de uma forte participação da população alvaladense. Rui Madeira, Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, enfatiza “uma festa que todos os anos nos leva a juntar os alvaladenses e as instituições no sentido da promoção da História de Alvalade e que tem um significado muito importante para todos nós, também pelo sentido económico que traz a Alvalade”. A edição deste ano apresenta novidades “para dar melhores condições às pessoas que nos visitam”. Rui Madeira adianta as “novas instalações sanitárias espalhadas pelo recinto, um acampamento no exterior da festa, para dar apoio aos comerciantes que habitualmente vêm participar na Feira Medieval e o reforço na segurança do recinto”.

Judeus em destaque em Alvalade
Este ano os judeus e a comunidade judaica vão estar em destaque no programa da Feira, apresentado por Lénia Machado, Presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Alvalade, que sublinha as “inscrições de artesãos desde o Algarve até ao Norte, passando por Espanha, Marrocos e outros locais, um sinal que a Feira é já bastante conhecida”, destacando “as pessoas que já trabalham connosco há vários anos, alguns desde o início”. Existem vários pontos altos no programa do Alvalade Medieval, com destaque para o Cortejo Régio pelas ruas do burgo, cada vez com mais figurantes trajados a rigor, e o Torneio de Armas a Cavalo, que também atrai milhares de visitantes. A animação vai ser uma constante durante os três dias do evento, “com cerca de 100 pessoas a fazer parte dos grupos de animação”, deixando Lénia Machado o desejo de que “sejam muitos os visitantes a vir à nossa localidade”.
Fernanda Bica, em representação do Agrupamento de Escolas de Alvalade deu ênfase à importância de passar os conhecimentos sobre a História da Vila para os mais novos: “Alvalade teve, em 1510, um acontecimento histórico que não pode morrer. A escola é a consolidação desse futuro. No agrupamento, com os alunos, pessoal docente, não docente e em particular com a biblioteca escolar desenvolvemos um conjunto de atividades dentro do recinto escolar”, destacando a já habitual recriação da época feita pelos alunos e garantindo “a participação de toda a comunidade educativa”.

Feira “única” que autarquia preserva
Feira é já um cartaz turístico do concelho de Santiago do Cacém 
O Vice-Presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha – também ele um alvaladense – esteve presente na conferência de imprensa a convite da Comissão Organizadora e realçou “a importância que esta feira assume na Freguesia, no Município e na Região. É importante do ponto de vista da nossa cultura e património, no turismo e também no desenvolvimento económico”. Álvaro Beijinha destacou “o sentimento de pertença dos alvaladenses” em relação ao Alvalade Medieval, classificando-o mesmo como “um dos grandes pilares que sustentam a continuidade da Feira nestes moldes. Por outro lado é de realçar o sentimento de partilha com todos aqueles que nos visitam e a forma fantástica como são recebidos. 
O Vice-Presidente da autarquia do litoral Alentejano classifica a Feira como “única, o que se fica a dever ao facto de ser uma organização de um conjunto de associações de Alvalade que têm a capacidade de se organizar e de envolver de uma forma geral a população de Alvalade. O município tem a obrigação de apoiar este evento, quer a nível logístico, quer financeiro”, destacando o papel das várias organizações/instituições que compõem a comissão organizadora.


Agência de Notícias 

Comentários