Setúbal recupera o Convento de Jesus

Demolição de edifício anexo ao Convento de Jesus em Setúbal

A demolição de um edifício contíguo ao Convento de Jesus, em Setúbal, com trabalhos iniciados ontem de manhã, materializa mais uma fase na obra de reabilitação e valorização que a Câmara de Setúbal está a promover neste Monumento Nacional.

Obra de recuperação do Convento de Jesus segue a bom ritmo  

A operação, diz fonte da autarquia de Setúbal, “que deverá estar concluída, previsivelmente, dentro de duas semanas”, visa a demolição do antigo edifício construído na década de 30 e que acolheu, durante largos anos, o espólio da Galeria de Pintura Quinhentista, a reserva e os serviços do Museu de Setúbal.
O imóvel em fase de demolição, que não integra a estrutura do Convento de Jesus, encontrava-se obsoleto e não tinha qualquer utilidade para a obra que visa reverter a situação de degradação que se encontravam votadas algumas das partes e dos elementos constituintes do Monumento Nacional.
Os trabalhos, executados por uma empresa especializada, incluem a separação e o tratamento dos detritos provenientes da demolição em vazadouro adequado, com a proteção e integridade do edifício central do Convento de Jesus assegurada por um perímetro de segurança.
Além da demolição deste imóvel, operação prevista no projeto de reabilitação global do Convento de Jesus da autoria do arquiteto Carrilho da Graça, está ainda programada a eliminação de um outro edifício, localizado na área norte daquele espaço histórico, trabalhos calendarizados para outra altura.

Três milhões na recuperação do Convento
No Convento de Jesus decorre ainda uma empreitada de beneficiação do imóvel e a reabilitação mais profunda de uma das áreas do edifício, com trabalhos centrados na ala poente, que vai ser recuperada para reabertura ao público, acolhendo o acervo do Museu de Setúbal.
A obra na ala poente envolve a reabilitação e o reforço de todas as infraestruturas, a substituição integral de pavimentos e revestimentos das paredes, a remodelação do sistema elétrico e a instalação de redes de comunicação e de um sistema de climatização.
No âmbito desta intervenção foi já construído um edifício para apoio técnico, que acolhe, por exemplo, a maquinaria de climatização, estando ainda previsto a criação de rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e a instalação de um elevador, colocado no exterior.
A empreitada de requalificação do Convento de Jesus inclui ainda trabalhos de beneficiação geral do imóvel, nomeadamente a substituição integral da laje no primeiro piso e das coberturas e o reforço do sistema de drenagem de águas pluviais no interior do imóvel e nas áreas envolventes, como a Praça Miguel Bombarda.
Estas operações integram o projeto “Recuperação e Valorização do Convento de Jesus”, incluído no Programa ReSet – Regeneração Urbana do Centro Histórico de Setúbal, um investimento global de 3 milhões, 264 mil euros.
A obra é comparticipada por fundos comunitários com uma taxa de 65 por cento através do PORLisboa – Programa Operacional Regional de Lisboa, ao abrigo do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.

A importância do Convento de Jesus
O Convento de Jesus é um dos principais monumentos do país 
A importância histórica e arquitetónica do Convento de Jesus motivou a inclusão do Monumento Nacional num programa europeu para a reabilitação de património, o Europa Nostra, apoiado pelo Instituto do Banco Europeu de Investimento, que visa a recuperação de património em risco.
O apoio à reabilitação do Convento de Jesus foi anunciado em junho, em Atenas, Grécia, nas celebrações do quinquagésimo aniversário da federação pan-europeia de património cultural, que englobou o edifício do século XV numa lista restrita de monumentos em risco de degradação.
A decisão, conduzida e votada por unanimidade por um painel de peritos internacionais, permite o restauro integral do imóvel e a reabertura em pleno da joia Manuelina com novas valências culturais e turísticas.
O Convento de Jesus, situado no interstício das muralhas quatrocentistas e seiscentistas, é a principal referência patrimonial de Setúbal, beneficiando de classificação como Monumento Nacional desde 1910.
Fundado em 1490, acolhe, desde o início da década de 60 do século XX, as instalações do Museu de Setúbal, acervo com diversas coleções artísticas, arqueológicas, históricas e documentais de elevado valor, nalguns casos com dimensão internacional.


Agência de Notícias 

Comentários