Mercado do Livramento comemorou 137 anos

Um mercado renovado e aberto à cidade

O convívio e a boa disposição foram as notas dominantes da festa de celebração dos 137 anos de existência do Mercado do Livramento, momento assinalado no dia 31, de manhã, com música, literatura, pintura ao vivo e petiscos.

Presidente da Câmara de Setúbal corta bolo de aniversário 

A iniciativa, realizada naquele tradicional espaço de comércio da cidade, contou com a presença da presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, que destacou a importância histórica do Livramento e a relação de proximidade daquele equipamento com a população.
“A história e evolução do Mercado do Livramento estão intrinsecamente ligados à memória coletiva setubalense. Hoje é um dia de grande alegria para toda a cidade”, salientou a autarca, reforçando o papel central do equipamento no quotidiano urbano. “O Mercado é também uma sala de visitas de Setúbal”.
O evento que assinalou os 137 anos de existência do Mercado do Livramento foi realizado no âmbito do projeto “Artes no Mercado”, iniciativa com atividades culturais realizadas regularmente no equipamento organizada pela Autarquia, pela Associação de Comerciantes do Mercado do Livramento e por Manuel Vieira.“Estes eventos dão uma nova vida ao Mercado do Livramento e contribuem para atrair mais pessoas a este remodelado e moderno espaço de comércio de Setúbal”, frisou Maria das Dores Meira, aludindo às recentes intervenções realizadas no edifício que permitiram realçar o Livramento como uma referência nacional.

Livramento em livro
O público presente no Mercado do Livramento pôde ainda assistir a uma atuação musical do duo Irmãos Cabanas e assistir a uma sessão de pintura ao vivo dinamizada pela artista plástica Pólvora da Cruz, que criou uma tela inspirada na contemporaneidade do Mercado.
A iniciativa ficou marcada pelo lançamento da obra literária “Mercado do Livramento 1876 – 2013”, do autor Manuel Vieira, um livro que compila os principais marcos e memórias da secular da história do equipamento municipal, complementada por imagens que fazem uma ponte entre o passado e o presente.
No aniversário do Mercado do Livramento marcaram presença Hans-Peter Buehler e Marion Buehler Brockhaus, da Fundação Buehler-Brockaus, entidade que financiou a recuperação do valioso património azulejar do equipamento e instalou quatro estátuas decorativas alusivas a profissões do Mercado.
Petiscos e produtos típicos que são comercializados no Livramento decoraram o espaço central do equipamento onde decorreram as iniciativas, nas quais não faltou o habitual bolo de aniversário e o brinde aos 137 anos de história daquele mercado com um moscatel de honra.
O “Artes no Mercado”, é realizado bimensalmente, todas as primeiras quartas-feiras e terceiras quintas-feiras de cada mês, durante o horário de funcionamento do equipamento municipal.


Agência de Notícias 

Comentários