Incêndio destrói fábrica no Montijo

Fogo afectou toda a fábrica mas empresa garante postos de trabalho

Um incêndio deflagrou no sábado à noite, por volta das 21h, na fábrica de transformação de carne Carmonti, situada no Montijo. As chamas foram controladas à uma da manhã de domingo. A empresa emprega 200 pessoas e, de acordo com a administração, não haverá ninguém despedido por causa do incêndio. A presidente da Câmara de Montijo disse mesmo que esta fábrica, que existe desde 1985, tinha um projecto de ampliação.

Funcionários temem perder o posto de trabalho após incêndio 

O comandante dos bombeiros do Montijo, Américo Moreira, disse que a fábrica ardeu quase por completo. "Há muito trabalho. A estrutura colapsou toda e há matéria que está em combustão por baixo da estrutura", afirmou.
O incêndio levou a que quatro bombeiros fossem assistidos no local. “Três bombeiros foram assistidos no local devido à inalação de fumos. Foi uma situação temporária e regressaram mesmo às operações. Um quarto elemento, que sofreu uma ligeira contusão num membro inferior, também foi assistido e está bem”, explicou Patrícia Gaspar à Lusa.
A fábrica Carmonti não estava a laborar no momento em que começaram as chamas, mas no interior estavam dois funcionários, que deram o alerta. As causas para o incêndio ainda são desconhecidas.

Presidente da Câmara preocupada
A presidente da Câmara do Montijo, Maria Amélia Antunes, disse à Lusa que esta fábrica, que existe desde 1985, tinha um projecto de ampliação. “É uma empresa de grande importância na agroindústria no concelho e mesmo na região. A empresa tinha um projecto de ampliação, o que significava mais postos de trabalho, e fiquei desolada com o que aconteceu e muito preocupada”, afirmou.
A autarca do Montijo espera que o incêndio não ponha em causa as mais de duas centenas de postos de trabalhos existentes na empresa Carmonti. “Espero que os prejuízos não inviabilizem a empresa e o seu projecto de desenvolvimento. São pessoas empreendedoras e tem muitos trabalhadores”, frisou
No entanto, ainda no dia de ontem, a administração da Carmonti confirmou que os estragos, depois do incêndio desta madrugada, são elevados mas assegura que vai manter os cerca de 200 postos de trabalho.
No combate às chamas estiveram envolvidos cerca de 70 bombeiros do Montijo e de concelhos do Distrito de Setúbal, contando também com o apoio da Força Aérea, que tem a sua base junto à fábrica.

Agência de Notícias 

Comentários