412 mil visitantes na Feira de Sant’Iago

Os 16 dias de festa em Setúbal trouxeram animação e... criticas

Música, gastronomia e muitos divertimentos atraíram este ano 412 mil visitantes à Feira de Sant’Iago, em Setúbal, que acabou no último fim-de-semana. A principal feira de Setúbal registou um número superior de visitantes ao registado no ano transato segundo dados da Câmara de Setúbal. Mas no meio daquilo que foi “muito bom” há duras críticas apontam quem faz oposição na autarquia.  

Um mar de gente acorreu ao último dia do maior evento de Setúbal 

O número de visitantes, registado por elementos da empresa que fez a segurança no recinto, supera, ligeiramente, o número da edição anterior consolida o sucesso do certame no recinto das Manteigadas.
Com o tema “À Luz da Arrábida”, o último dia do maior certame regional a sul do Tejo voltou a ser o de maior afluência de público, com mais de 41 mil pessoas a passarem pelo Parque Sant’Iago, numa noite em que atuaram no Palco Setúbal os Anjos, Celina da Piedade e o DJ Monchike.
Ao longo da Feira de Sant’Iago há a assinalar vários dias com mais de 30 mil visitantes, como o primeiro, a 20 de Julho, em que atuou a cantora portuguesa Rita Guerra, a par de dia 24, num espetáculo com David Carreira, que juntou no recinto várias gerações de fans.
Este ano há a registar a grande afluência de público no Dia das Famílias, a 28 de Julho, o mais concorrido de sempre nos últimos quatro anos, com mais de 35 mil pessoas a assistir e a divertir-se num espetáculo com Winx e Vila Moleza, ao início da noite, e, mais tarde, com Leandro.

Da música à feira quinhentista 
Pelo Palco Setúbal passaram, além dos artistas mencionados, Deolinda, Trio Odemira, Quim Gouveia, More Than a Thousand, Wraygunn, Ana Laíns, Miguel Araújo, António Zambujo e Blasted Mechanism, entre outros artistas do panorama musical português e bandas emergentes do concelho de Setúbal.
Novidade nesta edição foi o espaço “Meet&greet”, instalado próximo do palco principal do recinto, que proporcionou momentos de convívio direto entre o público e artistas convidados, com sessões de autógrafos e até tempo para a captação de alguns instantâneos.
No Palco Mundo houve atuações musicais e demonstrações de danças pelas associações multiculturais e por várias coletividades no concelho, momentos de partilha cultural muito apreciados pelo público.
Na zona do miradouro, no último fim de semana do certame, esteve situado o espaço “Sant’Iago Quinhentista”, com animações históricas que incluíram a ceia “Seja nobre no século XVI”, e o espetáculo “Conheça os treinos de dois corajosos cavaleiros do Século XV”.
Na Feira de Sant’Iago marcaram presença perto de três centenas de feirantes, a par de vários stands institucionais e do tecido empresarial, artesanato, tasquinhas e divertimentos.

PS critica organização da Feira
Porém, nem todos estão de acordo com a forma como se faz a maior festa da cidade. De acordo com Fernando José, vereador socialista na Câmara de Setúbal, a feira “tem vindo a perder qualidade e muitas das suas principais características já não existem”. Este ano, “houve uma completa desorganização na montagem dos stands, pois os institucionais estavam misturados com as vendas ambulantes”.
A falta de critério na organização do certame fez com que parecesse o “mercado da Xepa”, adianta Fernando José. Para o autarca setubalense, a maior vergonha do evento está relacionado com o facto de “o stand do Vitória de Setúbal, símbolo da cidade, ter sido colocado ao canto, junto, por exemplo, das vendas de tabaco”. “Isso mostra uma grande falta de cuidado, pois o Vitória foi maltratado”, realça o socialista.
 “A única coisa positiva que se pode destacar este ano é o cartaz, pois era bastante apelativo e apresentava artistas de grande qualidade, pelo que esta é a razão pela qual as pessoas continuam ainda a ir à feira”, salienta Fernando José. Desta forma, é preciso trazer novamente a feira para o centro da cidade, “fazer um enquadramento de toda a baixa, falar com o movimento da economia local que está em ascensão e arranjar parcerias”, conclui o vereador.

Arrábida, a luz da Feira
Feira Quinhentista, uma das novidades do ano da Feira de Sant'Iago 
Durante 16 dias, o tema deste ano da Feira de Sant’Iago esteve retratado no pavilhão “Arrábida, um lugar sagrado”, espaço com cerca de duzentos metros quadrados que deu conta do processo de candidatura da serra a Património Mundial da Humanidade da Unesco e das várias vertentes pelas quais a Arrábida deve ser considerada um tesouro a usufruir e preservar.
Outro motivo de interesse do certame foi a exposição “Setúbal, Participação e Cidadania”, patente no pavilhão institucional, que deu a conhecer aos visitantes do certame os grandes projetos, ações e iniciativas que, nos últimos quatro anos, contribuíram de forma positiva para requalificação de Setúbal e para a melhoria das condições de vida dos munícipes.
A Feira de Sant’Iago celebrou, nesta edição, 431 anos de existência.


Agência de Notícias 

Comentários