Festas de Pinhal Novo abriram em grande

Dos Santamaria a Jorge Nice...

Pinhal Novo encheu-se ontem à noite para o primeiro dia de festa grande que dura até domingo. A maior banda de music dance portuguesa abriram a semana de grandes concertos. E brilharam a grande nível num espectáculo contagiante de mais de hora e meia. Mas antes, Jorge Nice trouxe a animação do costume ao espaço da gastronomia e os Fogo à Peça animaram “a maltinha” do Pátio Caramelo. A banda da SFUA tocou no jardim e, pelas ruas, centenas de pessoas celebraram o inicio da Festa. Hoje há mais!   

Jorge Nice encheu o espaço da Gastronomia das Festas Populares 

5 de Junho de 2013. Os relógios apontavam para as 20h22 quando se ouviram os foguetes no ar. Estavam, oficialmente, aberta a 17ª edição das Festas Populares de Pinhal Novo.
Ainda as entidades oficiais discursavam na Junta de Freguesia e já o povo fazia a festa na rua. A primeira paragem é para encontrar amigos junto de uma grande mesa recheada de sopa caramela, febras com pão a acompanhar e um copo – e mais outro – do melhor vinho que se faz por cá.
Amigos que se encontram, desconhecidos que se cruzam nas barraquinhas de comida, negócios que se discutem nos espaços comerciais. Gente da terra mistura-se com outras gentes e todos juntos pintam o coração da vila de um mar de gente. A primeira grande enchente.

Nice, o primeiro grande momento da festa
Ainda os gaiteiros da Carregueira e a madrinha da Festa abriam espaço para que as entidades pudessem “baptizar” stand a stand, e já havia música na zona da gastronomia.  
Já ninguém dispensa a sua presença em palco. Jorge Nice canta e encanta plateias, com as suas músicas, especial diversão, capacidade de improviso e sotaque à xarroco setubalense. Mas desengane-se quem pensa que o artista é natural de Setúbal.
“Apá Zé, que peixe é”, levou a plateia – em grande número – ao rubro. “As gajinhas” (pequeninas e grandes, descomplexadas e complicadas) vieram daqui e de longe para o aplaudir de pé. Não houve choco frite para o jantar mas houve quem lhe oferecesse uma bela sopa. E este ano trouxe “a companhia” de três amigos que o acompanharam em algumas músicas. Pelo palco... também passou a brasileira da rua das Fontainhas e outros grandes temas.
Fogo à Peça abriu festividades no Pátio Caramelo 
O povo, como sempre, aparece e acompanha o ritmo. Ri, dança, conta piadas, canta e brinca como poucos. “Ele é sempre isto, uma grande animação e uma grande alegria”, dizia Mara Luz, durante a canção “da  Famel”. “Já o ouvi dezenas de vezes mas sabe a pouco. Quero sempre mais e... acho que já merecia um concerto ali no palco grande...”. Paulo Flores, discorda. “Quando puserem o Nice no palco grande... deixamos de o ver. Como se vê um homem só num palco daquele tamanho?”. Mara sorri. “É verdade sim senhora. Aqui  também está bom porque a malta diverte-se e come uns petiscos”.

Fogo à Peça no Pátio Caramelo

No Pátio Caramelo coube aos Fogo à Peça abrir a semana da música. O quinteto de Pinhal Novo que cantam uma espécie de rock e roll baby que contagiou meninos e meninas a um pé de dança pelos vários ritmos do rock de cá e do rock americano. Um espectáculo marcante de uma banda que, como dizem, nasceu com o grande sonho de um dia tocar no Pátio Caramelo! O sonho realizou-se e espera-se que o Fogo à Peça voltem qualquer dia para mais salpicos de animação.  
No coreto, a banda da SFUA dava espectáculo a quem passava. É um produto de Pinhal Novo e cheio de qualidade. E cada vez estão mais exigentes e melhores. Mereceram a ovação final do público. 
Em caminho para o grande espectáculo da noite, os Balha Ca Carroça distribuíam danças, tradição e alegria por todo o lado e no ringue o Clube Desportivo Pinhalnovense mostrava o que de melhor faz ao nível de desporto.

Santamaria em grande concerto
Santamaria abriu as grandes noites musicais das Festas de Pinhal Novo 

Mas a melhor parte estava guardada para as 23 horas no palco principal da Festa. A Música portuguesa deve-lhes os seus maiores sucessos do final dos anos 1990 e da última década. Verdadeiros ícones musicais desde os primeiros hits, os Santamaria não deixaram de pôr Portugal a dançar ao ritmo dos seus sons electrónicos dos quais se impuseram como os pioneiros. Detentores de uma energia contagiante, a banda de Filipa Lemos e Tó Lemos deslumbrou no Pinhal Novo num espectáculo cheio de ritmo e boa energia que durou mais de hora e meia.
Já passaram 15 anos desde que "Eu sei, tu és" foi apresentado ao público, mas ninguém esquece. “São os melhores”, dizia uma menina à frente do palco. “És linda Filipa”, dizia outro fã.
Os Santamaria andam a trabalhar nos preparativo do  aniversário da banda e já hoje voaram para os Estados Unidos para dois espectáculos em Nova Iorque. Antes, deixaram os fãs do sul de Portugal em delírio. Dançar, foi quase obrigação da noite. Filipa puxou pelo público e o público puxou pela banda. O momento mais bonito da noite foi, provavelmente, colocar o público a cantar “a Portuguesa”. Um concerto que acabou em grande, como grande é a banda.
A folia tinha começado em grande. As portas da segunda noite já estão abertas.

Veja as fotos do primeiro dia de festa aqui
Veja as fotos do Concerto dos Santamaria aqui


 Paulo Jorge Oliveira 

Comentários