David Carreira no 3º dia das Festas de Pinhal Novo

“Esta Noite” era o dia do “Rei” David

Ao terceiro dia a chuva chegou à Festa. Deu para assustar, molhar um bocadinho, mas as gentes de Pinhal Novo não arredaram pé da rua e nem o jogo da selecção [que jogou na Luz ante da Rússia] tirou pessoas do cenário natural das Festas Populares. Esta era a noite do “rei” David  e a vila encheu-se de milhares de pessoas que percorreram o país de norte a sul para sentirem o seu ídolo mais perto. Pode não ter sido o melhor concerto da Festas mas isso também não importa. O cantor chegou e arrasou corações...

David Carreira trouxe  "Don't Stop The Tour 2013" a Pinhal Novo 

E a noite só não ficou definitivamente estragada porque do programa fazia parte o concerto de David Carreira. E ai, senhores, não houve chuva azarada que afastaste as verdadeiras fãs do menino bonito da canção ligeira. Elas, as fãs, já estavam de guarda ao palco desde o início do dia. Toalha estendida, cadeirinhas, piquenique de ocasião com sandes de queijo e fiambre regados com sumo de fruta natural. Vieram um pouco de todo o lado, de Braga a Tavira, e até alguém de Londres.
“Vim acompanhar a minha filha que é fã oficial da família Carreira mas é pelo David que tem maior paixão”, dizia-me Marta Francisco antes do concerto. “Chegamos ao Pinhal Novo às 12h30... e por aqui ficamos”. Marta e a filha viajaram de perto de Évora.
A filha, Beatriz, é fã do cantor desde que o escutou pela primeira vez. “É giro, é bom, canta tão bem e só é pena que já namore”, foram as palavras da adolescente de 15 anos.
Ao seu lado, havia mulheres maduras, meninas imaturas, cartazes, fotografias espalhadas pela relva, cachecóis e muita vontade que as horas voassem depressa e a chuva não caísse! Mas também havia quem estava ali enganado. “Vi de Alcochete a pensar que era o Mikael Carreira quem estava aqui esta noite. Afinal é o irmão. Mas, já que estou aqui, vou esperar para ver”, disse Maria Mendes.
A chuva insistia em cair, mas frente ao palco da Praça da Independência uma multidão de guarda-chuvas teimava a não arredar pé dali.  “David vem para mim, canta para mim e, no fim, leva-me contigo para sermos felizes”, cantava uma loirinha – com menos de 16 anos – à boca do palco. Ao seu lado, uma família inteira esperava com palmas. Mais atrás, uma senhora de idade gritava o nome do cantor, do pai do cantor e do irmão do cantor. [e todos já cantaram no Pinhal Novo]. Ao lado, um grupo de miúdas mostravam um cartaz que dizia: “Dá-me a tua camisa”. 

Multidão rendida ao “menino” David
Multidão em delírio por David Carreira 
Ao longo da tarde os fãs foram chegando ao Pinhal Novo, formando filas de boa disposição e convívio. David mostrou que mantém a legião de fiéis que o acompanha em todos os concertos. É o caso de Ana e Joana, ambas de 19 anos, que vieram do Cartaxo para o ver, porque, como tinha escrito na blusa branca, “És o meu ídolo”. Ora, para as amigas, o cantor “é único e não perderia este concerto por nada”. Mais à frente, uma loira e uma morena de meia-idade, confessaram que “não se pode perder um concerto deste tipo por nada. Estivemos no Coliseu em Fevereiro e agora viemos do Algarve para o ver mais perto. Pena ficar tão longe do palco. Mas, por ele, vale tudo”.
Estava montado o ambiente para uma grande noite. O hit “Esta Noite” já se ouvia ao longe e tinha de ser mesmo uma grande noite.  

Um concerto com ritmo eléctrico

David arrastou milhares de pessoas de Sul a Norte de Portugal 

A  "Don't Stop The Tour 2013" trouxe a Pinhal Novo, o terceiro elemento da família  Carreira. Se o pai já por cá cantou duas vezes, o irmão passou por cá na abertura da Festa de 2011, agora chegou a vez do mais novo Carreira se mostrar “ao melhor público do mundo” como fez questão de dizer.
Modelo, ator e cantor, David Carreira surpreendeu tudo e todos quando lançou o álbum de estreia, “N.º 1”, em 2011. O registo é uma fusão de Hip-Hop, R&B, Pop e Eletrónica, produzido pela dupla francesa Tefa et Masta, com participações de convidados como rapper francês J-Mi Sissoko, de Cali, dos Flow 212, dos Mundo Secreto e de Lea Castel. O álbum entrou diretamente para o 1º lugar da tabela nacional de vendas. Os singles ‘Esta Noite’ e ‘Falling Into You’ são campeões de visualizações online e têm sido favoritos no MTV Blue Top.
Musicalmente o músico ainda terá muito que crescer mas por ali ninguém se importou. Todos sabiam na ponta da língua os principais temas. Perdido abriu uma noite de festa que só acabou hora e meia depois com os fans em cima do palco a cantar “Esta Noite”.
Pelo meio, dois momentos deliciosos. Primeiro chamou uma fã ao palco e dançou só para ela. Depois desceu do palco e fez questão de abraçar e beijar algumas meninas que por ali estavam. Resultado: algumas ficaram loucas. Outras choraram de emoção.
Foi um público muito jovem que durante os vários temas saltaram, gritaram e não pararam de cantar sob a batuta do seu ídolo. Esta foi uma prova evidente que afinal não é só o pai e o irmão mais velho que enchem espaços em Pinhal Novo (e no resto do país) mas que o mais novo também consegue mover multidões para ouvir a sua música.
A mãe e a irmã também estiveram no Pinhal Novo [ainda que discretas] e o concerto acabou em delírio com as fãs a entoar o nome do ídolo e a tentar um autógrafo. O cantor, que durante todo o espectáculo interagiu com o público, despediu-se e prometeu voltar um dia dessas por cá. As fãs irão cobrar as promessas.   

Veja a reportagem fotográfica do ADN AQUI


Paulo Jorge Oliveira 

Comentários