Homem atinge mulher e filho a tiro em Beja


Mulher e adolescente em estado muito grave

Às 14 horas deste domingo, Beja assistiu a um acto de violência que deixou a cidade consternada: um homem, residente em Ferreira do Alentejo, disparou cinco tiros sobre a esposa e o filho com 14 anos, deixando-os em estado crítico. O homem fugiu de seguida e só foi apanhado pela PSP local às oito da noite numa pensão da cidade.  Mãe e filho, no entanto, lutam pela vida em hospitais de  Lisboa, para onde foram transportados.  
Homem dispara contra esposa e filho no centro de Beja
Pessoas que circulavam naquela altura nas proximidades da Casa da Cultura de Beja, na rua Afonso de Albuquerque, confirmam ter ouvido cinco disparos. Um dos depoimentos, segundo o jornal Público, descreve uma situação de pânico de uma mulher que se lembra de ter visto um indivíduo, aparentando nervosismo, numa postura como se estivesse à espera de alguém, e decorridos apenas alguns instantes, ouviu tiros: “Olhei e vi duas pessoas no chão”, disse a testemunha, que viu também o autor dos disparos a fugir.
Segundo testemunhas, a mulher terá fugido de casa e levou o filho. O homem terá passado dias à sua procura. Ontem, encontrou-os e não hesitou. Disparou cinco tiros contra a mulher – que está gravemente ferida – e segundos depois voltou a municiar a arma e a disparar. Queria certificar-se da morte da companheira, mas atingiu o filho que tentava proteger a mãe. "Eras o único que me prendia à vida", gritou antes de fugir do local a pé.
O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja recebeu um pedido de socorro e as duas vítimas dos disparos deram entrada no Serviço de Urgência do Hospital de Beja.
Ninguém conseguiu explicar as razões que levaram o homem a atentar contra a vida da mulher e do filho. No entanto, algumas fontes garantem haver suspeitas de violência doméstica. O homem suspeitaria também de infidelidade por parte da mulher de quem tem cinco filhos. Alguns dos filhos do casal estão institucionalizados e Rui André – o rapaz baleado – estuda na Casa Pia, em Lisboa.

Atirador detido numa pensão
A Polícia Judiciária de Faro está a investigar o caso. O homem estava a monte, mas foi "apanhado de surpresa" pouco depois das 20 horas por elementos da Esquadra de Investigação Criminal da Polícia de Beja, numa pensão da cidade, noticiou a Lusa. Hoje é ouvido pelo tribunal.
Graça Fortunas, porta-voz da unidade hospitalar, adiantou que as vítimas deram entrada no Serviço de Urgência às 14h30 “em situação clínica muito grave”.
O diagnóstico entretanto realizado confirma que mãe e filho "apresentam um quadro clínico muito grave, com ferimentos provocados por arma de fogo". Os dois já foram transportados de ambulância para o Hospital de São José (a mãe) e Santa Maria (o filho), em Lisboa.
Uma fonte hospitalar deu conta da perplexidade do corpo clínico do Hospital de Beja referindo que “nunca como agora atenderam situações de pacientes que foram sujeitos a actos de violência tão extrema”, reveladoras de uma agressividade que classificam de “preocupante”.

Agência de Notícias 

Comentários