Setúbal vai solicitar parecer do LNEC ao Ministério Público


 Parecer do LNEC sobre queda de parede do Mercado do Livramento está em tribunal

O relatório do LNEC sobre as causas da queda da parede do Mercado do Livramento, em Setúbal, encontra-se no Ministério Público do Tribunal de Setúbal, onde a autarquia local vai, agora, solicitar o documento, que alegadamente se encontra sobre segredo de justiça.

Queda de Parede do Mercado do Livramento matou cinco pessoas 

É no Palácio da Justiça do Tribunal de Setúbal que se localiza o relatório elaborado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), sobre a queda da parede sul do Mercado do Livramento, o trágico acidente ocorrido a 7 de Fevereiro e que vitimou cinco trabalhadores da construção civil.
Esta informação foi transmitida pelo vereador Carlos Rabaçal no período extra ordem de trabalhos da última sessão pública da autarquia sadina, na sequência de um pedido de esclarecimento sobre o assunto por intermédio de Jorge Santana, vereador social-democrata.
“Após várias diligências da Câmara, no passado dia 23 de Agosto, o director do LNEC, Carlos Pina, enviou-nos um fax que dá conhecimento do términus da peritagem às causas do acidente do Mercado do Livramento, informando igualmente a Câmara que tal relatório foi enviado ao Ministério Público do Tribunal de Setúbal,” explicou o vereador do pelouro das Obras Municipais.
O autarca adiantou que, de acordo com o mesmo fax enviado ao município, o director do LNEC escreve que “a Câmara Municipal poderá solicitar aos serviços do Ministério Público de Setúbal o envio de uma cópia do relatório de peritagem”.
É precisamente isso que o executivo quer fazer. “Vamos solicitar uma carta ao MP, solicitando uma cópia do dito relatório, e o MP decidirá se entende dar-nos conhecimento do mesmo”, diz o vereador.

Autarquia recorda que pediu parecer ao LNEC
O que o autarca responsável pelas Obras Municipais recordou é que “foi a Câmara que solicitou a presença do LNEC, aquando da tragédia do Mercado”. Ao longo destes mais de seis meses sobre a triste ocorrência, com a morte de cinco trabalhadores nas obras de requalificação do Mercado do Livramento, a Câmara “sempre tem aguardado com expectativa o relatório do LNEC às causas do acidente”.

Feira de Sant’iago não volta à Avenida na gestão CDU
Executivo da CDU mantêm Feira nas Manteigadas 

Ainda na reunião de Câmara, a oposição voltou a falar da Feira de Sant’iago e a exigir que volte ao centro da cidade. O Mercado do Livramento foi, aliás, tema da Feira de Sant`Iago deste ano. Sobre o evento, a bancada socialista até deu os parabéns à Câmara sobre o “excelente cartaz musical” deste ano.
“Muita gente foi à feira propositadamente para ver os espectáculos musicais, e isso foi um dos factores que ajudam a que a feira não bata no fundo,” opinou o socialista Fernando José, para que “está na altura da Câmara rever o espaço do certame”, defendendo o regresso da Feira de Sant`Iago à avenida Luísa Todi.
A presidente Maria das Dores Meira gostou de ouvir a primeira parte, mas não a segunda, da intervenção da bancada da oposição, defendendo ser “impensável” voltar a trazer a Feira para o centro da cidade.
“Aquela é a localização que entendemos como melhor para o certame. Quando forem os senhores a dirigirem esta câmara, escolherão a vossa localização para a feira”.
Manuel Pisco, responsável pela pasta da cultura, lembra que “foi o próprio PS que, quando estava à frente da gestão desta câmara, considerou que, após as obras do Polis, deixaria de haver condições para a continuação da feira na avenida Todi”.

Agência de Notícias 

Comentários