Lisboa Story Centre abre no Terreiro do Paço


A casa para reviver as Memórias da Cidade

"Uma plataforma de conhecimento e interactividade que, inspirada nos factos e eventos que moldaram Lisboa" destinada a levar "o visitante a descobrir o património, de forma lúdica e interactiva". É assim que a Associação Turismo de Lisboa (ATL) resume, em comunicado, a nova "estrela" do Terreiro do Paço, o Lisboa Story Centre - Memórias da Cidade, que inaugurou na terça-feira e já atraiu centenas de pessoas no primeiro dia de actividade regular.


Lisboa Story Centre abriu ontem ao público 

Este espaço high tech, projecto-âncora do renovado Terreiro do Paço e localizado na ala nascente - onde recentemente abriram uma série de restaurantes, discoteca ou museu da cerveja, garante uma viagem no tempo, com duração aproximada de uma hora, com auxílio de audioguia (disponível em vários idiomas) e recurso a efeitos especiais e recriações. O seu público-alvo são tanto os turistas como os lisboetas, existindo programas especiais para estudantes. Embora não seja um museu, antes um espaço lúdico, garante-se o rigor histórico - na equipa do projecto, colabora o olissipógrafo José Sarmento de Matos.
“Este é um equipamento muito importante. É uma valorização da nossa história, que é o que nos diferencia em relação às outras. É diferente com o fado, a gastronomia, a luz e a história”, disse o presidente da Câmara de Lisboa na inauguração do Lisboa Story Centre, no passado dia 11 de Setembro.
António Costa destacou ainda que o centro não é destinado apenas a turistas, mas a todos os portugueses e às crianças em particular por ser também um “importante centro educativo” sobre o passado e o presente da capital portuguesa. O autarca disse também que com este centro fica praticamente completa a recuperação do Terreiro do Paço.
“É um sonho de gerações. Devolver à cidade todo este espaço que estava reservado a ministérios”, afirmou o autarca.
Segundo o presidente da câmara, todos os espaços que surgiram no Terreiro do Paço permitiram a criação de 380 postos de trabalho e “são um fundo de negócios que ajudam a economia da cidade”.
Esses espaços pagam anualmente à Associação de Turismo de Lisboa rendas no valor de 1.800 milhões de euros, indicou António Costa.
O autarca acrescentou que falta apenas recuperar a estátua equestre do Terreiro do Paço, que já está a decorrer, e finalizar o acordo com o Governo que permite instalar o elevador na arcada da Rua Augusta para aquele espaço ficar totalmente recuperado.

Uma volta pelas histórias e lugares da cidade
Toda a história de Lisboa mora no Terreiro do Paço 

O Lisboa Story Centre recria, através de uma “viagem no tempo”, os principais acontecimentos da capital portuguesa. O terramoto de 1755 é a ‘estrela’ principal do centro, que tem dois pisos e demora cerca de uma hora a ser visto.
Um audioguia – disponível em 10 línguas e versão infantil - ajuda a perceber os seis núcleos que compõem a exposição: ‘Lisboa, Mitos e Realidades’, ‘Lisboa Cidade Global’, ‘1 de Novembro de 1755, o dia de todos os santos’, ‘A visão de Pombal’ e ‘Terreiro do Paço’ no primeiro piso e ‘Lisboa Virtual’ no segundo piso.
Aqui é possível ver num ecrã onde está o mapa da cidade de Lisboa alguns acontecimentos importantes na cidade, como o 25 de Abril, através de imagens, desenhos ou fotos.
No segundo piso há também um espaço dedicado a exposições temporárias.
Num investimento de três milhões de euros, o centro espera a visita anual de cerca de 300 mil visitantes, 70 por cento dos quais estrangeiros e 30 por cento portugueses, nos quais está incluída a visita de escolas.
O bilhete para visitar o Lisboa Story Centre custa nove euros.
Presentes na sessão inaugural do centro de interpretação estiveram também o secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, Paulo Júlio, e o secretário-geral do Turismo de Lisboa, Vítor Costa.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários