Diáfano Portus Cale por Marta Tomé


Criatividade discutível

Uma nova polémica assombra o Mundial 2014, desta vez a indignação parte dos nossos cariocas que não se contentam com os possíveis nomes a atribuir à mascote do desporto rei, tendo inclusive originado a um abaixo-assinado que já superou as 8.000 assinaturas.


A escolha da criatura não podia de facto ter sido mais assertiva, pois além de ter bola no nome – tatu-bola – este animal, em acto de defesa enrola-se formando uma bola.  Simultaneamente perspicazes na escolha, por se tratar de um animal em vias de extinção, espalhando o alerta pelos quatro cantos do globo.
Os nomes escolhidos e sujeitos a votação são: FULECO (futebol + ecologia);  ZUZECO (azul + ecologia);  AMIJUBI (amizade + júbilo).
O descontentamento surge pelo povo da malhação considerar que estes nomes, nada têm a ver com o Brasil. Bom, se os sambistas aceitassem criatividade lusa, aqui ficam as minhas sugestões:  GOIAMBA (goiaba + samba); FAVERIGO (favela + perigo); PICAINHA (picanha + caipirinha) – restando ainda referências como o carnaval; amazónia; tucano; forró; tapioca; novela (…). Quem sabe se alguém do Comité toma conhecimento das minhas sugestões e solta um “...ai se eu te pego…”!.



Marta Tomé
Lisboa

Diáfano Portus Cale – Portugal Transparente – é um olhar sobre a sociedade portuguesa da autoria de Marta Tomé, à segunda-feira para o ADN


Comentários