Barreiro contra encerramento do serviço de oncologia


Autarquia pede reunião urgente com ministro da Saúde

A câmara do Barreiro decidiu solicitar ao governo os esclarecimentos necessários sobre a situação e as medidas previstas para a regularização do funcionamento do serviço de Oncologia do Hospital do Barreiro, através de um pedido de audiência urgente ao Ministro da Saúde e ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar.

Autarquia preocupada com situação do Hospital do Barreiro 

A Câmara do Barreiro aprovou recentemente, por maioria, uma moção contra o eventual encerramento do serviço de oncologia do Hospital de Nossa Senhora do Rosário.
Foi ainda solicitada por parte do presidente da Câmara do Barreiro uma audiência, pedindo uma resposta urgente, ao ministro da Saúde e uma outra ao conselho de administração do Centro Hospitalar. A autarquia ainda não obteve qualquer resposta.
A moção apresentada pela vereadora Regina Janeiro da CDU, foi aprovada por maioria, com sete votos a favor (cinco votos da CDU e 2 do PS) e o voto contra do vereador do PSD.
Segundo notícias vindas a público, a moção refere que o serviço de oncologia do Hospital NSR do Barreiro/Centro Hospitalar Barreiro Montijo a funcionar neste momento com um reduzido número de especialistas em consequência da saída de profissionais essenciais ao acompanhamento, diagnóstico e tratamento dos doentes oncológicos (sem que tenham sido acauteladas as suas substituições), poderá pôr “em risco a qualidade e continuidade da prestação de cuidados prestados aos doentes dos quatro Concelhos - Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete - da área de influência do Hospital e de toda a região”.

Situação é preocupante
Estas notícias e a posição assumida pelo Bastonário da Ordem dos Médicos de que a actual situação, em consequência da falta de médicos, poderá “indiciar o encerramento, por via administrativa, da Unidade de Oncologia são motivo de grande preocupação e apreensão por parte da população e do município do Barreiro”.
De referir que desde Novembro de 2011 saíram o director da Radioterapia (médico responsável pela instalação da técnica da radioterapia estereotaxia extracraniana, sendo o primeiro hospital em Portugal a realizá-la), um oncologista e mais recentemente foi autorizada a saída de um segundo médico de oncologia, cedido a título de interesse público ao Hospital Garcia da Orta. Ora, com os actuais profissionais “não é possível continuar a assegurar as escalas de urgência em Oncologia a funcionar 24 horas diárias”. Além disso, “aumenta o tempo de espera para consultas, tratamento e cirurgia”. A autarquia considera que “o panorama é preocupante quando se verifica que está seriamente em risco uma valência de referência conferida ao Hospital NSR do Barreiro tendo em conta que é o único da Península a possuir o ciclo completo para o diagnóstico e tratamento do cancro”.
Nos últimos anos foram realizados um conjunto de investimentos relevantes no Hospital do Barreiro na área de Oncologia, através da aquisição de equipamentos, cientifica e tecnologicamente avançados para o tratamento das doenças oncológicas, investimentos que, pela qualidade e proximidade dos tratamentos assegurados, foram determinantes para a melhoria da resposta aos doentes oncológicos.

Agência de Notícias 

Comentários