Festas do Montijo começaram esta quinta-feira

“Venha festejar São Pedro no Montijo”

Já está na rua a maior festa do concelho do Montijo. Começaram esta tarde e só encerram na madrugada do primeiro dia de Julho. A cidade do Montijo volta a receber mais uma edição das Festas Populares de São Pedro. Cinco dias de uma mistura genuína entre actividades de carácter religioso e outras de dimensão profana que, ano após ano, enchem a cidade de cor, luz e muita animação. A cabeça de cartaz deste ano é José Cid que encerra as festividades e ainda há a novidade da VI Festa do Forcado que se realiza no domingo.

Procissão de S. Pedro é um dos momentos altos da festa 

As Festas Populares de São Pedro, no Montijo, foram inauguradas esta tarde. A música já se ouve nas ruas principais da cidade. Paulo Gamito leva daqui a pouco o baile popular à Rua Joaquim d'Almeida e às 22h30, na Praça da República, os Maxi sobem ao palco principal da Festa.
Até 1 de Julho as Festas Populares de São Pedro trazem de volta as tradições religiosas e populares, as largadas de touros, as marchas populares, o Bibe Elétrico, entre muitos outros momentos. 
A procissão fluvial está marcada para as 17h30 do dia 29 de Junho e a procissão noturna para as 22 horas do mesmo dia.
Este ano, as Festas de São Pedro vão acolher um evento de cariz nacional, a VI Festa do Forcado, no dia 30 de Junho a partir das 15 horas. A habitual corrida de touros na Praça Amadeu Augusto dos Santos será no dia 28 de Junho às dez da noite.
No total, haverá seis largadas de touros, em diversos horários.
As marchas populares vão atuar em três pontos distribuidos pelas principais artérias das festas, este ano, com duas marchas infantis (Bairro Padre Cruz e Horta Nova) e três marchas adultas (Grupo Desportivo Setubalense "Os treze", Ribeira de Frades e de Carnide).
No dia 28, os Kumpania Algazarra irão trazer animação de rua às Festas Populares e nos dias 29 e 30 de Junho será a vez do Bibe Elétrico percorrer as artérias da cidade com sua boa disposição habitual.
A Festa acaba com música de qualidade com o concerto de José Cid, na Praça da República, a 1 de Julho. Há meia noite, na zona ribeirinha do Montijo, acontece a Queima do Batel. Será o fim da festa em honra ao santo padroeiro da cidade e dos pescadores; São Pedro.

A Festa dos Pescadores e do Povo 

As Festas Populares de São Pedro são, no entender da presidente da Câmara de Montijo, “uma oportunidade para a população de Montijo confraternizar com outras populações, tanto de concelhos adjacentes, como de outras regiões mais afastadas, pois a longevidade destas festividades proporcionou o tempo suficiente para que a sua fama se espalhasse pelo País”.
Em Montijo, diz Maria Amélia Antunes, as Festas Populares de São Pedro “são também nomeadas Festas dos Pescadores. A tradição repõe alguma da verdade: a lavagem e a aspersão da classe piscatória (o povo) junto à capela do Senhor Jesus dos Aflitos (o sagrado), sita na Quinta do Saldanha, assumem um caráter religioso através da ritualização (mágica) em que a água retira a impureza dos corpos, tudo isto entre os sons das charangas e o estalito dos foguetes”.
Para José Francisco dos Santos, presidente da comissão que organiza as festividades, “decorridos 64 anos desde que foram reativadas as Festas Populares de São Pedro é de elementar justiça invocar o contributo para a organização das Festividades de muitas mulheres e homens que, nas Sociedades, Associações, coletividades e tertúlias, deram o seu melhor para a organização das Festas”. Uma forma suplementar para “continuar, ainda com mais criatividade e beleza” na construção das Festas Populares de São Pedro.
E este ano, diz José Francisco dos Santos, as Festas “serão preenchidas por um vasto leque de iniciativas culturais, desportivas e musicais, que vão desde a Regata de São Pedro 2013 – Campeonato Regional de Esperanças, ao desfile e atuação das marchas populares, passando pelas largadas de toiros, pela procissão fluvial, até ao concerto com José Cid, e ao espetáculo de Fogo-de-artifício Piromusical na Zona Ribeirinha”.
Motivos mais que suficientes para que celebre o São Pedro na cidade do Montijo.


Paulo Jorge Oliveira 

Comentários