Santiago do Cacém ligado a pé ao cabo de São Vicente


Circuito de turismo natural

O investimento de 540 mil euros para a criação da “Rota Vicentina” foi comparticipado por fundos comunitários. O percurso pedestre entre Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, e o norte de Odeceixe, no Algarve,  já está disponível ao público.

Rota Vicentina liga Alentejo ao cabo São Vicente no Algarve 

A “Rota Vicentina”, que liga a pé Santiago do Cacém ao cabo de São Vicente, foi criada tendo em vista colocar a região no mapa internacional dos destinos de turismo de natureza. A apresentação oficial decorreu na passada semana na Herdade da Matinha, no Cercal do Alentejo.
A “Rota Vicentina” resulta de uma parceria público-privada, cujo promotor é a Associação Casas Brancas. A parceria envolve ainda municípios como a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, juntas de freguesia, a Associação Almargem, o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo. O investimento de 540 mil euros foi comparticipado por fundos comunitários.
A “Rota Vicentina” oferece aos turistas dois caminhos. Um designado de histórico, feito pelo interior e que passa por várias localidades, e outro que aproveita trilhos pedonais de pescadores.

Rota do turismo de natureza
Na apresentação da Rota Vicentina, Marta Cabral, presidente da Associação Casas Brancas frisou que sem o apoio dos parceiros seria impossível concretizar este projecto.
“A maior parte do percurso está marcado, mas agora começa o trabalho”, referiu Marta Cabral, realçando que “existem muitas pessoas interessadas no turismo de natureza e este percurso que atravessa todo o interior do Algarve e a Costa Vicentina proporciona todas as condições para poderem usufruir desta região, com segurança e com condições de alojamento e hospitalidade”.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Vítor Proença acompanhado pelo Vereador do Turismo, Álvaro Beijinha e do presidente da Junta de Freguesia do Cercal do Alentejo, Sérgio Santiago, deu as boas vindas aos convidados e congratulou-se com o trabalho feito em prol da “internacionalização do património histórico e natural da região”. Dirigindo-se à secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, o autarca de Santiago do Cacém disse que a sua presença na cerimónia “dá-nos a todos mais responsabilidades e à própria Secretaria de Estado também”.
O autarca lembrou que é preciso fazer muito mais dando o exemplo de que “não podemos ter umas ruínas romanas de Miróbriga a encerrar às 17 horas e por isso temos que fazer muito mais para desenvolver o nosso território porque este projecto traz mais crescimento económico à região e ao país”.

“Oferta turística de grande qualidade”

Rota traz uma oferta turística natural que não exista na região  

A secretária de Estado do Turismo reconheceu a qualidade da Rota Vicentina. “Trata-se de uma oferta turística de grande qualidade e na actual conjuntura económica do país, é com exemplos destes que vamos dar a volta”, conclui Cecília Meireles.
O percurso pedestre entre Santiago do Cacém e norte de Odeceixe já está disponível ao público. Para já, estão concluídos cerca de 200 quilómetros deste percurso com mais de 340 quilómetros no total. Está também em curso o processo de homologação, pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, do caminho histórico, para que possa ser integrado na GR11, uma grande rota de percursos pedestres que liga Sagres a São Petersburgo, na Rússia.
Os interessados poderão descarregar no sítio na Internet da 'Rota Vicentina' (www.rotavicentina.com) o mapa de todas as etapas e coordenadas GPS, embora a Associação Casas Brancas assegure que é possível realizar as caminhadas sem recurso a esta tecnologia.

Agência de Notícias 

Comentários