Rota das Tabernas anima Grândola


Regresso ao sabor do passado

De 2 de Junho a 14 de Julho a Rota das Tabernas, em Grândola, divulga os melhores e mais genuínos sabores da cozinha alentejana.

Grândola volta às antigas Tabernas do concelho 


A Rota das Tabernas está de regresso a 2 de Junho incluindo oito estabelecimentos do concelho de Grândola, onde os petiscos para descobrir e saborear são acompanhados por um “menu cultural” surpresa, que pode ser poetas populares, cante alentejano, fado e música popular.
O “menu” desta 18.ª oitava edição do evento, para além de apresentar vinhos de produtores do concelho, inclui iguarias como “cachola de porco”, “galinha em molho”, ”orelha de porco de coentrada” “migas de tomate com peixe frito”, “cozido de feijão-verde com chícharos” “caldo verde com chouriço caseiro”, os tradicionais” miolos com carne de vinha d’alhos ou “feijoada de lebre”.
Antigamente eram locais privilegiados de encontro, convívio e palco de importantes manifestações de cultura popular, mas Tabernas foram desaparecendo, levando consigo os hábitos e histórias de uma terra.
Recuperar e revitalizar estes “locais de culto” são os objectivos da Câmara Municipal de Grândola, ao realizar esta iniciativa.
A rota começa dia 2 na “Taberna do Agostinho” (Santa Margarida da Serra) e segue dia 9 para a “Taberna dos Mosqueirões”. Dia 16 leva-nos até ao “Café Triunfo” (Santa Margarida da Serra) e no dia 23 à “Taberna Típica Alentejana” (Grândola). A Rota passa por “A Taberna” (Sobreiras Altas) a 29, pela “Tasquinha do Zé de Moura” (Grândola) a 30, e pela “Casa Dimas” (Santa Margarida da Serra) a 7 de Julho. A Rota das Tabernas termina dia 14 de Julho, na Taberna o Justense, na Aldeia da Justa.
Todas as tabernas aceitam reservas, que são da exclusiva responsabilidade dos proprietários.

Agência de Notícias 

Comentários