PSD destaca capacidade do concelho de Sesimbra


Um concelho com potencialidade

Os deputados do PSD do Distrito de Setúbal defenderam que o concelho de Sesimbra pode ser uma mais-valia para a região, “ao nível da atratividade de empresas, assim como para a promoção do turismo”. Segundo estes deputados, “a promoção de produtos regionais, o empreendorismo dos empresários locais e as excelentes condições para actividades de lazer e turismo são argumentos que podem colocar Sesimbra como um dos concelhos com maior potencialidade de investimento ao nível da região”.

Lagoa de Albufeira foi um dos locais que os deputados visitaram 

Paulo Ribeiro apontou o espaço interpretativo da Lagoa Pequena, na Lagoa de Albufeira, como um dos “pontos obrigatórios” para os amantes da observação de aves, sendo este um exemplo a seguir por outros municípios.
“Esta é a maior zona húmida da Península de Setúbal e tem um papel importante na circulação de várias aves”, acrescenta o deputado, enaltecendo ainda o trabalho do vereador do PSD na Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Luís, “que foi fundamental para que este objetivo fosse concretizado”, considerou.
Foi ainda recordado que atualmente, está a ser preparado um projeto ambiental maior envergadura para a Lagoa de Albufeira, que tem como objetivo a sua classificação como Área Protegida Local.
“Com o património natural devidamente preservado e valorizado, haverá uma potencialidade maior para atrair visitantes nacionais e estrangeiros”, referiu Paulo Ribeiro.

A excelência dos produtos regionais
Aliado à promoção do turismo, os deputados do PSD destacaram também os produtos regionais, dando como exemplo uma empresa de queijos, localizada na Azóia, que tem passado por várias gerações, criando investimento no concelho e postos de trabalho.
Ainda nesta vertente, foi também visitada a empresa Casa de Campo, que tem como especialidade a confeção das Brisas de Sesimbra, outro dos produtos típicos.
Paulo Ribeiro realçou ainda a capacidade de investimento e empreendorismo da DAGOL, empresa de distribuição de acrílicos, sediada no Zambujal, que ao longo dos 50 anos de existência tem dinamizado o tecido empresarial do concelho, contribuindo também para as exportações nacionais.
Os deputados do PSD visitaram também a CASCUZ, instituição que desempenha um papel de âmbito social importante no concelho, nomeadamente no apoio à terceira idade e à infância.

Melhorar condições escolares
Apesar destes exemplos de promoção, de solidariedade e de empreendorismo, do concelho, os deputados do PSD defenderam a necessidade de “reavaliar as condições em que se encontra a Escola EB 2 3 Navegador Rodrigues Soromenho”.
Estabelecimento que dizem que “desde 1975 funciona nas instalações do antigo Colégio de Sesimbra, tendo já sofrido diversas alterações, reajustamentos e a colocação de 3 pavilhões pré-fabricados, cobertos com fibrocimento que atualmente é proibido e nocivo para a saúde”.
Os deputados reforçaram ainda que, sendo a autarquia hoje a” detentora dos terrenos adjacentes e disponibilizados para o efeito”, “as obras de alargamento e restauro desta escola “ podem ficar assim mais facilitadas, não estando dependentes “do espaço circundante”.
“Esta é uma escola que necessita de uma intervenção, pois já não tem capacidade de resposta para alunos, professores e funcionários. Quando se gastaram milhões de euros em escolas de luxo que não eram prioridade, não se procurou acautelar aquelas que tinham maior necessidade. Se as verbas tivessem sido melhor geridas, provavelmente hoje esta escola já teria outras condições”, afirmou Paulo Ribeiro.
Os deputados do PSD do Distrito de Setúbal foram ainda alertados para a necessidade de construção da Escola Secundária do Perú, na Quinta do Conde, “tendo em conta o grande crescimento populacional ocorrido na última década, o qual não tem sido acompanhado da construção de infraestruturas respectivas”

Agência de Notícias 

Comentários