Porto de Sines em destaque em Singapura



É preciso quintuplicar movimento em Sines

O presidente da República sublinhou, esta segunda-feira, que a concretização das ligações ferroviárias rápidas ao resto da Europa é essencial para o desenvolvimento do porto de Sines, dizendo que recebeu em Singapura "um grande desejo" de investir mais neste porto nacional.

Cavaco Silva em Singapura com o seu homólogo, Tony Tan Keng Yam

Numa visita ao Porto de Singapura, Cavaco Silva encontrou-se com o presidente da PSA, Fock Siew Wah, empresa que gere este porto e um terminal de contentores do porto de Sines, acompanhado pelo ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, e pela presidente do porto de Sines, Lídia Sequeira.
"As palavras que ouvimos do presidente da empresa foram extremamente positivas e encorajadoras, um grande desejo de investir em Portugal, não olhando apenas para o nosso mercado interno, mas também Espanha e resto da Europa", afirmou Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas num dos terminais de contentores do gigantesco porto de Singapura.
O chefe de Estado sublinhou ainda que foram pedidas ao ministro da Economia "ligações ferroviárias rápidas, a velocidades razoáveis, a Espanha", e que o presidente do PSA considera Sines "um dos portos melhores de toda a Europa para fazer a ligação à Ásia e Europa".

Quintuplicar o movimento é um grande desafio
Na deslocação ao porto, integrada na visita oficial que realiza a esta cidade-Estado, o presidente sublinhou ainda que o porto de Sines quer "ter num ano o movimento [de contentores] que Singapura tem neste momento num mês", 2,5 milhões.
"Portanto quintuplicar [o movimento], é um grande desafio para o Governo que está aqui representado pelo sr. ministro da Economia que tem a tutela do mar e para a diretora do porto de Sines", disse.
Questionado se as medidas de austeridade não poderão travar a melhoria das linhas ferroviárias europeias, o ministro Álvaro Santos Pereira sublinhou que não se trata de alta velocidade mas de velocidade em bitola europeia, lembrando que na última cimeira luso-espanhola ficou acordado esse objetivo.
"Embora possa não parecer, o sr. ministro pôs as barbas de molho", gracejou Cavaco, na resposta.
Durante a visita, o presidente da PSA pediu ainda à Europa que "resolva os seus problemas rapidamente".
"Vamos resolver", garantiu Cavaco Silva. A ver vamos!

Agência de Notícias 

Comentários