Montijo apela a uma cultura da segurança


Cidade comemora Dia Municipal da Proteção Civil e Segurança 

A Câmara do Montijo, em reunião pública de 13 de julho de 2011, instituiu o dia 20 de maio como o Dia Municipal da Proteção Civil e Segurança com o objetivo de mobilizar todos os agentes da sociedade para temas como a criminalidade e a insegurança urbana, os novos fenómenos emergentes resultantes das alterações climáticas, bem como para questões como os riscos envolventes resultantes da atividade industrial, as novas acessibilidades terrestres e a probabilidade de acidentes com matérias perigosas, o manuseamento de equipamentos e do gás doméstico. 

Proteção Civil realizam simulacro de acidente aéreo no Montijo


Assim, a dia 20 de maio, a autarquia assinalou, pela primeira vez, o Dia Municipal da Proteção Civil e Segurança com uma parada estática e um simulacro de acidente aéreo.
As comemorações iniciaram-se na Praça da República, com as intervenções do representante da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Comandante Dinis de Jesus, e da presidente da Câmara do Montijo, Maria Amélia Antunes. 
O representante da Autoridade Nacional de Proteção Civil relembrou a importância da proteção civil, que, na sua opinião, é uma “atividade desenvolvida por todas as entidades públicas e privadas com um caráter permanente e multidisciplinar”. 
O comandante Dinis de Jesus louvou a comemoração do Dia Municipal da Proteção Civil e Segurança, considerando-a como uma “iniciativa que demonstra uma preocupação sentida pela temática da segurança de pessoas e bens”. 
Maria Amélia Antunes afirmou que a Câmara do Montijo instituiu este dia “consciente da importância que tinha e tem a proteção civil para a segurança das comunidades locais”.
A presidente acrescentou ainda que “era e é nossa intenção consolidar uma relação em rede entre todos os agentes da proteção civil local e envolver as populações neste esforço de prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos e proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram”.

Simulacro de queda de avião Após a parada estática, com exposição de meios de proteção e socorro, e apesar do mau tempo, o público presente na Frente Ribeirinha pôde assistir ao simulacro de acidente aéreo, que teve como momento alto a intervenção de um helicóptero EH101 Merlin da Base Aérea N.º 6, vocacionado para situações de busca e salvamento no mar. 
O simulacro, que foi executado conforme planeado, consistiu num cenário real de emergência provocado pela queda de uma aeronave de combate F16 na Frente Ribeirinha do Montijo. Em resultado desta queda, duas pequenas embarcações de pesca que se encontravam no local, com cinco pessoas a bordo, foram atingidas pelo impacto da aeronave e, por isso, foi necessário proceder ao salvamento destas pessoas e do piloto da aeronave.
Neste simulacro de acidente aéreo, foram intervenientes os meios de socorro dos Bombeiros Voluntários do Montijo, da Cruz Vermelha Portuguesa (Núcleo de Montijo), da Polícia Marítima, da Força Aérea e restantes forças e agentes de proteção civil do Distrito de Setúbal e do Concelho do Montijo, coordenados pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e CDOS de Setúbal.
Com esta iniciativa, a autarquia, procura promover uma cultura da segurança, apelando a uma atitude proactiva de todas as entidades e agentes com responsabilidades na prevenção, socorro e segurança, mas também de todos os cidadãos. 

Agência de Notícias

Comentários