35 por cento dos utentes dos transportes não paga bilhete



Transportadoras perdem 5,5 milhões em utentes que... andam à borla

O Governo está preocupado com o aumento brutal das fraudes nos transportes públicos. Segundo projecções do Ministério da Economia, as empresas do Estado perderam 5,5 milhões de euros só no primeiro trimestre do ano, em resultado de passageiros que não pagaram a viagem.

Aumenta o número de passageiros sem pagar nos transportes públicos

Assim, de um total de 19,6 milhões de passageiros perdidos em relação a igual período de 2011, 35 por cento viajaram sem bilhete, num total de 7,8 milhões de fraudes.
Uma das exigências mais urgentes da troika foi o saneamento das contas das empresas de transportes públicos. Nos primeiros três meses do ano, aumentou o total de receitas nas seis empresas do Estado - Carris, STCP, Metros do Porto e de Lisboa, CP e Transtejo - que atingiram quase 9 milhões de euros (8,941 €).
Porém, apesar deste aumento das receitas, sobretudo em resultado da subida dos preços dos bilhetes, é também cada vez maior o número de passageiros que não pagam viagem.
A Carris, por exemplo, aumentou as suas receitas em mais de um milhão de euros até Março. Mas, em termos nominais, teve menos 11 milhões de viagens em relação a igual período de 2011. Destes, 3,8 milhões resultaram de fraudes, um número que triplicou desde Janeiro.
O mesmo acontece na STCP, a empresa de autocarros do Porto, que viu as receitas crescerem 1 milhão e 168 mil euros nos três primeiros meses do ano. Porém a queda da procura foi crescente em Janeiro (2 por cento), Fevereiro (10 por cento) e Março (16 por cento).
Os números repetem-se nos Metro de Lisboa e do Porto. Na capital, as receitas cresceram 30 por cento mas perdeu-se 5,8 milhões de viagens. No Porto, transportou-se menos 244 mil passageiros, ainda que os lucros tenham crescido mais de um milhão.


Agência de Noticias 

Comentários