Voluntários tiram quatro toneladas de lixo da Arrábida


Menos voluntários... o mesmo empenhamento para deixar serra mais limpa

O Clube da Arrábida coordenou as acções de limpeza integradas no dia “Vamos limpar Portugal” realizada sábado de manhã nos acessos às matas e zonas adjacentes às praias do Portinho da Arrábida, Coelhos e Galapinhos. Apareceram metade dos voluntários do ano anterior, o Parque Natural da Arrábida e a Câmara de Setúbal deram  “uma mãozinha” e, ao todo, foram tirados 4 toneladas de lixo da serra. O Clube da Arrábida e os voluntários apelam a “mais civismo das pessoas” e à autarquia pedem que sejam colocados contentores de lixo pela serra e que haja uma campanha de sensibilização no verão.

Voluntários deixam Arrábida com menos 4 toneladas de lixo 

 Apesar da quebra de voluntários [quase metade do que apareceu o ano passado], o balanço foi muito positivo dizem os organizadores da incitativa. Contas feitas e com a ameaça da chuva, apareceram oitenta pessoas que empenharam-se na limpeza de diversas zonas como por exemplo o acesso ao Portinho da Arrábida, junto à Casa dos Pilotos, com dezenas de sacos cheios de lixo, pneus, restos de electrodomésticos e garrafas e latas de cerveja. Tudo que as pessoas, tantas vezes descuidadas e outras tantas incultas, atiram serra dentro. “Em relação ao ano passado apareceu menos gente” afirmou presidente do Clube da Arrábida, justificando que “as pessoas também se saturam, porque limparam e agora está tudo na mesma”.
Parque Natural da Arrábida e Câmara de Setúbal colaboraram na iniciativa e, de acordo com Pedro Vieira, presidente do Clube da Arrábida, “ o Parque Natural da Arrábida colocou aqui quase todos os seus funcionários, é de louvar, e da Câmara de Setúbal que ofereceu os sacos”. O líder do Clube da Arrábida lamentou, ainda assim, a ausência da Junta de Freguesia de S. Lourenço que “quis concentrar os esforços na recuperação do Parque do Alambre”. “O ano passado colaboraram connosco e até enviaram uma carrinha que nos deu uma grande ajuda” acrescentou o responsável.
Pedro Vieira agradeceu a adesão dos voluntários, dos sócios do clube e dos guardas do Parque Natural da Arrábida que ajudaram a limpar o Vale do Solitário, o Creiro, o Portinho da Arrábida, entre outros locais.
Pedro Vieira refere que “há falta de contentores” mas o principal problema é a “falta de civismo das pessoas”. “Encontrámos muitos sacos com lixo atados, o que quer dizer que as pessoas andaram com eles alguma distância mas devido à falta de contentores acabaram por atirá-los para a mata” frisa.
O presidente do Clube da Arrábida apela à Câmara Municipal de Setúbal para colocar mais depósitos de lixo e contentores em toda a zona e que realize uma campanha de sensibilização durante a época balnear. “É um problema de falta de educação e cultura, o português continua a deitar lixo para o chão”, diz.
Quanto ao Portinho da Arrábida, Pedro Vieira disse que “a praia está uma desgraça, continua a perder areia”. O Clube, refere o presidente, vai pedir à Secretaria do Mar que se inicie um estudo para saber as causas e soluções e repor a areia.

Agência de Notícias 

Comentários