A saudade e um momento...

Pena Solta por Lia Santos
A saudade e um momento...
Hoje a noite me deu asas e me fez voar... tocou minha mão e eu pude tocar o céu... perdi a minha fé mas algo devolveu-a de volta pra mim...foi a lembrança... a esperança... ouvi que estrela nenhuma estava fora de alcance, e que bastava estender a mão para a tocar... ela me apoiou e eu fiquei de pé...eu tive seu amor, eu tive isso tudo e por isso sou grata por cada dia que me deste. Talvez eu não saiba tanto, mas eu sei que isto é verdade... e esta é irmã da saudade.


Fui abençoada porque já fui amada por alguém. Dias como este eu quero fugir, quero poder arrumar minhas malas e ver a minha sombra desaparecer... parece que algo me mascou e de seguida cuspiu, como se eu fosse veneno na sua boca. Sinto-me só apenas acompanhada pela saudade... lembro-me dos dias em que me acompanhavas, das palavras decoradas em histórias de uma vida passada. Decoro o lugar onde te sentavas e com tuas mãos me protegias...mas aquilo era antes e isso é agora lembrança...agora olha pra mim, esta é a parte de mim que nunca ninguém tirará de mim, não... aqueles paus e pedras preenchem o teu corpo e os teus chinelos... eu só quero deitar meu telemóvel fora e encontrar aquele que realmente estará lá por mim, eu só quero voltar a ver a tua alma num espelho...o tempo me enganou, rasgando nas emendas te levou... e olha para mim, estou cintilante como um  fogo de artificio, uma chama dancante... não preciso de mais anjos podes mantê-los longe de mim porque apenas preciso de ti... na verdade,  podes manter tudo longe porque não preciso de mais nada a não ser tuas mãos.
Dias como este eu quero poder fugir, simplesmente arrumar as minhas malas e partir para ao pé de ti, e poder ver minha alma desaparecer para junto das estrelas... podia ser fácil, queria ter verdade ao meu redor como me dizias quando cantavas para me embalar... nunca havia segredos, sempre cantando alto a tua alegria. agora tudo o que eu tenho são dúvidas, e saudade do que o tempo me tirou... sinto por vezes a tua  distância em todas as minhas noites solitárias em que lagrimas percorrem minha alma. Vivo isso por letras, recordo o ton daquele sino, decorei a flor que te acompanhou por mim...não posso fechar os meus olhos para sempre e ficar presa no passado. Porque ali tudo mudou, não vai parecer mais a mesma coisa nunca mais...porque depois de todas as nuvens irem embora, esse é só mais um céu vazio que ficou acima de mim...não vou esperar para ver a tempestade, nada vai fazer tu voltares, então olha pra mim, porque eu escolho a vida tal  como me ensinas-te...trata-se de se dar, e não tem nada à ver com ganhar um jogo. eu nunca paro de aprender, todas as razões e o porquê...isso tomou apenas um minuto para achar o ponto, e acertá-lo, tenho que agarrar minha vida, e vive-la... porque agora tudo tá diferente.
Quando todas as luzes se apagaram tão de repente eu perdi meu caminho...mas conta-me meu anjo alguma coisa vai acontecer? Tens que me libertar desta vez eu serei forte...e vou guardar na saudade os pensamentos daqueles tempos em que era a tua preciosa e deitava a cabeça no teu colo. Era a tua preferida e com mimos me adormecias...mas agora é hora de ir pra cama vou tentar não derramar nenhuma lágrima, sinto-me cansada de tanto tentar trazer te no tempo...é hora de ir dormir vou  apenas abaixar a cabeça e me entregue das preocupações... quero fechar os olhos e cair dentro do sonho mais doce...pois nos teus braços sei que estou a salvo como sempre estive... então quero silencio e apenas dormir, e nos meus sonhos vou andar nas asas dos anjos, dançar com as estrelas e tocar no teu rosto... e se eu acordar...vou simplesmente sorrir para a rua, eu vou cantar para voltar a dormir...é para viver que todos os poetas e os músicos fazem as brincadeiras do rei. é para viver contra a tempestade e aprender a dançar á chuva.

É para viver que algumas pessoas permanecem ao meu lado que nem aviões sem partir as asas. é para viver que jogamos pedras aos quatro ventos do céu...todos estes homens que olham para o mar é pela razão do verbo amor... a todos aqueles homens que procuram um hino quando outros já encontraram...é para viver a população da terra, a pomba e a arvore...é para viver acima das guerras que o céu existe e vivendo entre as estrelas que as almas uma vez se desprenderam e formaram a eternidade...é para viver que algumas arvores caem mas no  tempo onde é para viver, que defendamos este mundo para o amor viver porque enquanto ele viver nós podemos tocar a alma do paraíso,  nos podemos fazer uma lição sagrada a  cada criança que cria o seu céu de luz e beleza... podes escutar a catedral caindo e todo o universo chamando a gritar uma bela canção para teu coração...desde que perdemos o caminho do teu mundo a saudade se instalou em mim, não sei mais cores ou sabores daquele tempo, estou num caminho de solidão sem fim onde a prometida chance permanece de um dia chegar novamente junto de ti... era uma dádiva que me poderia acontecer agora...vou deixar o meu pensamento se lembrar do sol, vou deixar ele dançar e cantar...pela minha vida vou deixar a minha criança gerar a chuva como os rios que correm através dos campos para sempre ajudando em suas dores, vou dar  voz no coral do tempo esperando permanecer dentro desse tempo e a  movimentos não resolvidos andando a cada estação que passa, através dessa terra da fantasia e caminhando por cristais...
Um jardim de brilho secreto, acena para mim, onde uma flor suave não murcha e uma respiração inocente permanece protegendo as árvores na falta de sonhos dourados, onde um amor vive eternamente.se eu pudesse acreditar no tempo mais uma vez, estarias aqui ao meu lado sentada a contar-me mais uma das tuas historias para me embalar...a isto chamo saudade...e nela gostaria de não ficar...hoje a noite me deu asas e me fez voar... tocou minha mão e eu pude tocar o teu coração...e então um dia acordo e recordo o passado lembrando tudo o que vivi ate chegar aqui, desfruto do presente com um sorriso e procuro um futuro com frutos do presente... o sonho é aquele que nos acompanha ate se tornar real, o desejo e força para construir a realidade... o sentimento é o que nos move para tal, a curiosidade é a descoberta de novas formas de viver, a nossa sina é aquelas que por vezes nos deixamos levar pela maré, o que eu quero? quero o que sonho, quero o que desejo, quero o que sinto! para isso de que preciso? de me amar a mim para poder amar a vida e o próximo... um dia acordo e vou me sentir realizada, porque acordei com a felicidade ao lado, a sorte na rua e o sonho comum... um dia vou sorrir a dobrar quando conseguir desenhar a felicidade e oferecer parte a todos os que me acompanharam para esse dia... cada pedaço de mim é uma marca de tudo o que já passou na minha vida...cada sorriso meu é um pensamento de cada pessoa...cada lagrima minha é daqueles que já partiram e não me podem continuar a acompanhar... cada dia meu é partilhado com quem eu confio apenas...os meus sentimentos...esses são entregues a quem for diferente!
Eu...bem eu...um dia vou descobrir quando acabar o meu quadro... o meu mundo é tudo isto... para ficar nele basta ter amor próprio para que possa dar te valor, afinal como queremos amar alguém se não nos amamos a nos...momentos são estes que nos fazem pensar na vida e recordar tudo o que temos e nos acontece....há pessoas que nascem connosco e nos acompanham, há aquelas que passam e deixam a sua marca no caminho, boa ou ma não interessa o que vale e que tiveste valor para que tivessem passado, há aquelas se se cruzam contigo e por mais vontade que tenham de ficar a decisão e nossa, ha aquelas que sem sabermos entraram na nossa vida, instalaram se na nossa mente e ficam no nosso coração a espera de uma oportunidade!
Há aquelas que nos ensinam a enfrentar a vida magoando nos... a vida é algo nosso, sem nos ela não existia! Assim mais digo... mais vale viver um sonho a dormir e sobreviver a realidade do que deixar de sonhar...talvez neste exato momento, não sonhasse com o futuro, nem vivesse no passado, há dias tenho vagado na mente distante, incessante, mas exatamente neste instante, tenho sido incoerente e não só com opiniões diferentes, mas também com pouca e muita gente. Sou assim...naturalmente...a saudade, engrandece a tristeza, que mesmo sendo de nossa natureza, não consigo aceitar! sinto falta de tudo, sinto falta de mim...de ti! Na memória, a lembrança tardia de um sorriso e um olhar de uma triste alegria, que glorifico! é o que me faz despertar!
Cantando agente inventa ...inventa um romance, uma saudade, uma mentira... cantando a gente faz história. Foi gritando que eu aprendi a cantar sem nenhum pudor, sem pecado. Canto pra espantar os demónios, pra juntar os amigos. Para sentir o mundo, pra seduzir a vida. A despedida é um momento de tristeza, em que corações se preparam para viver uma saudade...a vida me ensinou...a dizer adeus às pessoas que amo, sem tira-las do meu coração, sorrir às pessoas que não gostam de mim, para mostra-las que sou diferente do que elas pensam, fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade, para que eu possa acreditar que tudo vai mudar, calar-me para ouvir, aprender com meus erros .afinal eu posso ser sempre melhor.



A lutar contra as injustiças, sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo, a ser forte quando os que amo estão com problemas, ser carinhosa com todos que precisam do meu carinho, ouvir a todos que só precisam desabafar, amar aos que me machucam ou querem fazer de mim depósito de suas frustrações e desafetos, perdoar incondicionalmente, pois já precisei desse perdão...amar incondicionalmente, pois também preciso desse amor, a alegrar a quem precisa, a pedir perdão, a sonhar acordada, a acordar para a realidade... aproveitar cada instante de felicidade, a chorar de saudade sem vergonha de demonstrar me ensinou a ter olhos para "ver e ouvir estrelas", embora nem sempre consiga entendê-las, a ver o encanto do pôr-do-sol,a sentir a dor do adeus e do que se acaba, sempre lutando para preservar tudo o que é importante para a felicidade do meu ser,a abrir minhas janelas para o amor,a não temer o futuro... me ensinou e esta me ensinando a aproveitar o presente, como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesma tenha que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher...ninguém é dono da sua felicidade, por isso não entregue a sua alegria, a sua paz, a sua vida nas mãos de ninguém, absolutamente ninguém.
Somos livres, não pertencemos a ninguém e não podemos querer ser donos dos desejos, da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja...mas era capaz de ter de aprender tudo novamente só para te poder ver adormecer-me mais uma vez...e agora sou irmã da saudade...hoje a noite deu-me asas para voar...estás à procura da tua alma do outro lado do mundo, e eu tenho-a aqui adormecida nas mãos e não sei o que fazer dela, porque a tua alma se fundiu, em tempos, com a minha e não consigo olhar para dentro do meu coração sem te ver lá, mesmo que tenhas seguido outro caminho...mas existem dias em que devíamos reflectir sobre tudo o que nos rodeia, olhar para nós e dar um sentido para o que fomos criados, ajudar o próximo a definir a palavra valor, encorajar os que nos adoram, e lembrar-nos que se não formos nós a amarmo-nos mais ninguém o fará, porque sem conhecer tal palavra nunca podemos sentir pelo próximo… a vida tem varias tentativas de acertar numa pessoa que lhe de valor, nos só temos uma vida para aprender o que somos…quando alguém passou o resto da sua vida a ensinar-me certos valores eu agora só devo aplica-los e ver algo a que não damos valor quando temos e quando por asneira perdemos choramos, algo que certa gente sonha por nunca ter ou ser algo impossível.
Muitos de nos vivemos sem eles na deriva e quando olhamos vemos que temos a maior riqueza que se poderia desejar, o olhar será sempre aquele que nos faz sonhar acordados, chorar quando precisamos de alegria ou tristeza é sentido que não damos o valor preciso… mas a saudade é aquela que nos faz acreditar que a realidade existe e que não é imaginação…

 a vida é nascer, amar e morrer...

Lia Santos
Lisboa 

(Lia Santos escreve todas as quartas-feiras a rubrica Pena Solta, pensamentos da alma)  

Comentários