Heloísa Apolónia quer respostas do Governo


Centro de Saúde da Baixa da Banheira em más condições

A Deputada Heloísa Apolónia, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre a situação do Centro de Saúde da Baixa da Banheira, Concelho da Moita, uma unidade de saúde com poucos médicos e que funciona em condições precárias.


A líder parlamentar d’Os Verdes, Heloísa Apolónia, denunciou na terça-feira as más condições do Centro de Saúde da Baixa da Banheira. Uma unidade, diz a parlamentar de esquerda, “com poucos médicos e que funciona em condições precárias”. Heloísa Apolónia quer, por isso, saber quais as medidas que o Governo pretende implementar na Baixa da Banheira para melhorar as condições do Centro de Saúde da vila do concelho da Moita que “funciona num edifício destinado a habitação, com 6 pisos”. 
“Apesar de obras pontuais de adaptação do edifício, ele não responde às necessidades de mobilidade e de eficácia de um centro de saúde. A partir do 1º piso as escadas não permitem a passagem de mais de uma pessoa de cada vez, a rampa construída tem uma inclinação exagerada, superior à legalmente indicada, o elevador encontra-se recorrentemente avariado, isto para já não falar da própria falta de condições de alguns gabinetes médicos”, denuncia a deputada.



Falta de médicos é preocupante

Heloísa Apolónia acrescenta ainda que além das limitações do edifício, “constata-se que mais de 60 por cento dos utentes não têm médico de família, num universo de 32 mil habitantes. De registar que aquela unidade de saúde já contou com 23 médicos e até ao final do ano prevê-se que o número não seja superior a 10, o que em muito explica o défice de capacidade de acesso dos doentes aos cuidados de saúde primários naquela freguesia”.
A deputada lembra que o município da Moita e a Junta de Freguesia da Baixa da Banheira “têm procurado que se encontrem soluções que tardam em chegar da parte de quem tem competência para o efeito – o Ministério da Saúde. Não obstante, a Câmara Municipal disponibilizou terreno para a construção de um novo centro de saúde e suportou os custos do projeto”.

As perguntas que o ministro ainda não respondeu

E perante esta cedência do município e aos gastos públicos já assumidos, a deputada de “Os verdes” pergunta: “vai o Governo desperdiçá-los ou aproveitá-los?”.
E pergunta mais Heloísa. “Tem o Ministério da Saúde consciência das condições precárias em que funciona o centro de saúde da Baixa da Banheira?”. “O que tem o Ministério a dizer quanto à falta de condições do edifício para suportar um centro de saúde, frequentado por um número elevado de pessoas diariamente?”. “Confirma o Ministério que, no final do ano, a previsão é que este centro de saúde, que serve 32 mil habitantes, não terá mais do que 10 médicos?”.
Perguntas e esclarecimentos que, até agora, Paulo Macedo, o ministro dono da pasta da Saúde em Portugal, ainda não respondeu. 

Paulo Jorge Oliveira

Comentários