Transtejo corta carreiras em todas as ligações fluviais

Menos barcos no Tejo a partir de 27 de fevereiro 

Os utentes das carreiras fluviais do Tejo, nomeadamente os que vivem na Margem Sul e trabalham em Lisboa,vão ter menos opções de transporte a partir de segunda-feira, dia 27. O Grupo Transtejo decidiu suprimir 55 carreiras: 22 na ligação Barreiro-Terreiro do Paço (19 das quais aos fins-de-semana e feriados), 13 entre Cacilhas e Cais do Sodré (quatro supressões nos dias úteis), 11 na ligação Seixal–Cais do Sodré (cinco das quais nos dias de semana), cinco na ligação Trafaria-Porto Brandão-Belém e quatro entre Montijo e Cais do Sodré. Na ligação Barreiro-Terreiro do Paço, aos fins de semana, a frequência das carreiras passa para 60 minutos na maior parte do dia. A empresa justifica a supressão das carreiras com o "atual contexto de restrições financeiras do País" e que procurou "alcançar soluções com o menor impacto possível no dia a dia".
 

Transtejo anunciou "cortes" esta tarde  


O Grupo Transtejo anunciou hoje supressões de carreiras em “todas as suas ligações fluviais”. Quer isto dizer que os percursos que ligam Lisboa ao Montijo, Barreiro, Seixal, Cacilhas e Trafaria (por Porto Brandão) vão sofrer cortes a partir de 27 de fevereiro, a próxima segunda-feira. 
As ligações fluviais entre a capital e o sul do rio Tejo passam a verificar uma nova realidade: menos carreiras, sobretudo aos fins de semana, menos frequência de barcos e ainda o encerramento antecipado de alguns terminais (Terreiro do Paço-Barreiro e Cais do Sodré-Cacilhas). 
A administração da transportadora fluvial assegura, em comunicado, que os ajustes e alterações tiveram como base “critérios relacionados com os níveis de procura nos dias úteis e, também,fins de semana”.
Para amanhã, está marcado um plenário convocado pelos sindicatos representativos dos trabalhadores da Transtejo, que poderá levar a paralisações nas várias ligações asseguradas pela empresa


Menos barcos nas cinco ligações 

No caso da ligação entre o Montijo e o Cais do Sodré, são suprimidas duas carreiras no período da manhã. Até aqui, realizavam-se 11 viagens (ida e volta) até às 12h30 neste percurso. Aos fins de semana, o corte é mais significativo. 
Na ligação entre Terreiro do Paço e Barreiro, desaparecem três carreiras nos dias úteis, duas delas após a meia-noite. Segundo os horários ainda em vigor, só circulam cinco carreiras depois dessa hora, ou seja, passam a ser feitas apenas três ligações. 
Aos fins de semana, além de desaparecem ligações (oito aos sábados, onze aos domingos e feriados), também os barcos têm um menor período de frequência neste percurso. Em vez de saírem com uma diferença de cerca de 30 minutos, as ligações entre Lisboa e Barreiro passam a ser feitas de hora a hora fora dos períodos de maior movimento. 
Entre Seixal e Cais do Sodré são cortadas cinco carreiras nos dias úteis e seis aos fins de semana e feriados. A supressão de quatro carreiras entre segunda e sexta-feira e de nove percursos aos fins de semana será a realidade na ligação entre Cacilhas e Cais do Sodré. 
Do mesmo modo, serão menos dois barcos a fazer a ligação entre Belém e Trafaria, com passagem por Porto Brandão. Aos sábados, domingos e feriados, o número de carreiras reduzidas sobe para três.

Carris e Metro também com ajustamentos da oferta

Carris e Metro também ajustam carreiras 


Este reajustamento da oferta do Grupo Transtejo, já aprovado pelo Governo, deve-se à tentativa de reajustamento da oferta dos transportes públicos em Lisboa, depois de ter sido constituído um grupo de trabalho para estudar esse processo. 
Na sequência desse processo de "reestruturação", a Carris já anunciou ajustamentos em 27 carreiras, entre eles, o corte de quatro das suas ligações. 
No Metropolitano de Lisboa, a oferta será reduzida através do menor número de carruagens em circulação. Na linha verde, que faz a ligação entre o Cais do Sodré e Telheiras, os comboios estão, desde hoje, a circular com apenas três carruagens, quando, até aqui, o número se fixava em quatro. 
Aos fins de semana e feriados, a circulação com apenas três carruagens acontecerá nas quatro linhas existentes a partir de março, diz a companhia no seu site.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários