Parede do Mercado do Livramento cai e mata cinco pessoas

Ainda há “risco de novos desabamentos”


A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, garantiu que o Mercado do Livramento, equipamento municipal que está a ser alvo de obras de beneficiação, “tem todas as condições de segurança” nas áreas já intervencionadas. Mas, ainda assim há perigo de derrocadas e só irá reabrir depois de “garantidas” todas as etapas de segurança. Dos cinco mortos, três são portugueses, um deles de Setúbal, e dois estrangeiros. Todos perderam a vida enquanto trabalhavam numa parede “centenária” com mais de cem metros de comprimento.
Parede centenária cai quando estava em obras


A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, explicou que as vítimas do desabamento de uma parede no mercado municipal são três portugueses, um deles de Setúbal, e dois estrangeiros, um de nacionalidade guineense e outro cuja nacionalidade ainda não foi apurada. Segundo a autarca, a obra está agora a ser escourada porque ainda há risco de novos desabamentos.
Em conferência de imprensa, a responsável explicou que as vítimas eram trabalhadores da obra de ampliação do mercado e ficaram soterrados por toneladas de cimento. A parede que ruiu era centenária tinha sido alvo de requalificação durante as obras da zona velha do mercado em 2011. Tinha seis metros de altura, e prolongava-se por cerca de cem metros de comprimento.

Fechado até estar garantida a segurança
Câmara vai propor "dia de luto" municipal 


Maria das Dores Meira esclareceu que “não são ainda conhecidas as causas do acidente”, adiantando que a Alta Autoridade para as Condições do Trabalho se encontra a proceder a averiguações. Mais, sublinhou, a “emblemática obra para a cidade estava a ser acompanhada por uma “empresa de fiscalização externa” contratada para o efeito.
Aos familiares das vítimas, a autarca garantiu que a Autarquia “vai prestar todo o apoio possível”. Referiu ainda que a Câmara Municipal de Setúbal vai propor, no dia 8, em reunião pública, “um dia luto em memória” dos trabalhadores vitimados.
A presidente da Câmara Municipal de Setúbal adiantou que o Mercado do Livramento permanecerá fechado durante alguns dias “até estarem reunidas as condições totais de segurança na totalidade” do imóvel. “A nossa principal preocupação são os clientes e comerciantes do mercado”, frisou a autarca.
Maria das Dores Meira vincou ainda que os meios de socorro e emergência acorreram de imediato ao local do sinistro. Estiveram envolvidos um total 24 veículos e 43 da proteção civil e bombeiros e ainda 20 agentes da PSP.

 Outras notícias sobre o tema

 

Última Hora: Parede do Mercado do Livramento desaba (Actualizado) 


Agência de Notícias 

Comentários