Última Hora: Parede do Mercado do Livramento desaba (Actualizado)

Queda de parede no Mercado de Setúbal já matou cinco pessoas

Cinco pessoas morreram hoje soterradas devido ao desabamento de uma parede no Mercado do Livramento em Setúbal. Os bombeiros ainda estão no terreno e pode haver ainda mais vítimas. O acidente deu-se às 17horas quando uma obra decorria numa parede do edifício.

Pelo menos cinco pessoas terão falecido na derrocada 

Cinco pessoas morreram hoje soterradas devido à derrocada de uma parede do Mercado Municipal do Livramento, Setúbal, onde estava a decorrer obras de ampliação nas traseiras do edifício, disse à Lusa um trabalhador da obra.
Segundo José Cláudio, funcionário da empresa de construção ABB (Alexandre Barbosa Borges, SA), a derrocada terá ocorrido pouco depois das 17h, atingindo mortalmente cinco trabalhadores, que já terão sido retirados do local.
Uma primeira informação do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) dava conta de seis soterrados, mas o número já foi alterado para cinco vítimas mortais.
No local estão pelo menos dez ambulâncias e equipas de emergência médica e viaturas dos bombeiros Sapadores e Voluntários de Setúbal.
Contactados no local pela Lusa, os bombeiros não adiantam para já qualquer informação sobre as pessoas que terão sido atingidas pela derrocada.

Mercado central de Setúbal
Mercado do Livramento é o ex-libris  de Setúbal 


O Mercado do Livramento tem estado a ser alvo de obras de requalificação no valor de 3,86 milhões de euros e esteve encerrado durante alguns meses, tendo reaberto uma parte no início de Outubro passado, faltando concluir os trabalhos do piso superior do edifício.
“Não vamos fazer a inauguração porque o mercado não está pronto. Só fazemos inaugurações quando as obras estão concluídas”, disse na ocasião a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, durante uma visita às obras de requalificação do imóvel.
De acordo com a autarca setubalense, a inauguração só deverá ter lugar depois de concluídas todas obras, bem como a requalificação do edifício anexo, que funcionou como mercado provisório desde Outubro do ano passado.
Construído em 1876, o mercado do Livramento, um dos ex-libris da cidade de Setúbal, que só tinha sido objecto de obras de requalificação em 1930, foi sujeito a uma remodelação total, incluindo novas infra-estruturas de abastecimento de água, instalação eléctrica e rede de esgotos.
Com mais de 70 pontos de venda de peixe, o mercado do Livramento dispõe de muitos outros espaços para venda de fruta, produtos hortícolas, pão, queijo, flores e até de alguns espaços para a venda de mel.
A autarquia esperava ter concluída até ao final do ano passado a segunda fase dos trabalhos no mercado provisório, a futura área técnica que será dotada de uma zona de cargas e descargas, câmaras frigoríficas e de uma central de tratamento de lixo.
Durante a execução dos trabalhos de requalificação, a Câmara de Setúbal prescindiu da cobrança de taxas a todos os concessionários do mercado do Livramento.



Em atualização
Agência de Notícias 

Comentários